PT promete mobilização por Constituinte da Reforma Política
Na principal resolução política aprovada pelo Diretório Nacional do PT nesta sexta-feira (5), o partido definiu que vai mobilizar a militância e a sociedade em torno da convocação de uma Assembléia Constituinte Exclusiva para a Reforma Política. A propost
Publicado 06/10/2007 16:58
Projetos dessa natureza precisam ter em torno de 1,2 milhão de assinaturas, mas o objetivo do PT é conseguir pelo menos três vezes mais do que isso. A coleta terá início no PED (Processo de Eleições Diretas) do partido, marcado para os dias 2 e 16 de dezembro (primeiro e segundo turnos).
De acordo com a resolução, a proposta será apresentada formalmente aos demais partidos políticos, centrais sindicais, movimentos sociais e instituições democráticas da sociedade. O documento também propõe a realização de uma Conferência Nacional pela Reforma Política no início de 2008.
Em outra decisão, o PT orientou seus diretórios, em todos os níveis, a recorrer à Justiça Eleitoral para retomar os mandatos de parlamentares (vereadores, deputados estaduais e deputados estaduais) que deixaram o partido a partir do dia 27 de março deste ano. A medida leva em conta o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) em favor da fidelidade partidária.
Com relação à Vale do Rio Doce, o partido reafirmou sua adesão ao plebiscito sobre a privatização da companhia. “Dando prosseguimento ao apoio a essa iniciativa, o PT divulgará a apuração dos resultados desta consulta (o Plebiscito da Vale)) e acompanhará a entrega dos seus resultados aos poderes públicos – Presidência da República, Congresso Nacional e Judiciário – nas audiências marcadas para 8, 9 e 10 de outubro”, informa uma resolução do Diretório Nacional petista.
Da Redação, com Portal do PT