Sem categoria

Ao vivo na TV, Fidel e Chávez homenageiam Che Guevara

Pela primeira vez em quase 15 meses, os cubanos puderam ouvir, em tempo real, seu presidente licenciado, Fidel Castro. O convalescente líder falou neste domingo (14), por telefone, ao programa Alô, Presidente, do chefe de Estado venezuelano, Hugo

A atração foi transmitida ao vivo de Cuba e prestou homenagem ao guerrilheiro Ernesto Guevara de La Serna, o “Che”. Na última semana, completaram-se 40 anos que Che foi capturado e executado por soldados na Bolívia.


 


Minutos antes de Fidel receber a chamada telefônica, Chávez exibiu um vídeo de 17 minutos, gravado no sábado, durante reunião de quatro horas entre os dois presidentes. O líder cubano, sentando em uma poltrona, falou — com voz pausada mas clara — sobre Che Guevara.


 


Um de seus comentários tratou dos planos de Che para expandir a luta armada e realizar uma revolução na América Latina. “As circunstâncias estão mais favoráveis do que nunca para a afloração das idéias de revolução sobre as quais Che falou”, disse Fidel.


 


Ele não fazia declarações do gênero desde julho de 2006, quando foi submetido a uma cirurgia intestinal de emergência, que o afastou do poder. Em seu discurso, Fidel também atacou os Estados Unidos, sustentando que o mundo está “cheio” do poder tirânico exercido atualmente no planeta.


 


Chávez apresentou seu programa semanal de rádio e televisão diretamente do mausoléu de Che, em Santa Clara — cidade cubana que guarda os restos do guerrilheiro. Antes da exibição do programa, a imprensa de Cuba divulgou duas novas fotos do presidente Fidel, com um traje esportivo com as cores nacionais, em pé e sentado. Também foram exibidas fotos de sua reunião de sábado com Chávez.


 


A conversa de sábado foi sobre “a história de nossos povos, as sólidas e crescentes relações bilaterais, a situação latino-americana e os mais graves problemas que enfrenta a humanidade”. Os dois líderes dedicaram “um momento especial de sua conversa” para “evocar a Che, sua vida heróica e sua estatura revolucionária”.