Final de semana com várias conferências municipais do PCdoB
O último fim de semana foi intenso de conferências municipais do PCdoB/RJ, que estão na reta final. No dia 20, o PCdoB/Rio fechará o ciclo. Belford Roxo, Campos, Araruama e Cabo Frio foram algumas das cidades que, no último final de semana, fizera
Publicado 15/10/2007 19:20 | Editado 04/03/2020 17:05
O Partido em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, mobilizou cerca de 500 filiados durante o processo de conferência, em 28 reuniões de base. O clube circular recebeu 65 delegados para a conferência, no dia 15, que recebeu o nome da camarada Carmem Lúcia, falecida em janeiro.
A nova direção conta com 15 camaradas, que elegeram Dilceia Nahon para presidir o Partido. A conferência aprovou a pré-candidatura de J. Júnior para prefeito pelo PCdoB e o lançamento de uma chapa própria de vereadores. O PCdoB da cidade passa por um importante crescimento, durante a conferência foram feitas 300 novas filiações.
Campos
No dia 14, a conferência em Campos dos Goytacazes elegeu sua nova direção. A 13ª Conferência Municipal do PCdoB Campos ocorreu no plenário da Câmara dos Vereadores e reuniu cerca de 100 pessoas entre filiados e simpatizantes do Partido. Um ato político deu início à conferência com a presença da presidente estadual do PCdoB/RJ, Ana Rocha, e dos dirigentes estaduais Marcos Oliveira e Uirtz Sérvulo. Além da presidente do PCdoB de Campos, a professora Odete Rocha e do pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, o publicitário Paulo César Martins.
O sindicalista Fábio Siqueira, secretário-geral do PT em Campos, participou do ato e parabenizou o PCdoB. ''Saúdo esta importante legenda de esquerda pela iniciativa coerente de consolidar a ação política em Campos, ampliando as opções no contexto político local e, assim, qualificando o debate – falsamente maniqueísta – no sentido de melhores opções para nossa cidade'', declarou Fábio.
Após o ato, foi discutido e aprovado o documento de atuação partidária. Também foram aprovadas três moções: de repúdio à revista Veja e ao Sr. Diogo Mainardi, de apoio à democratização dos meios de comunicação e à nova TV pública, e de insatisfação com o ProCampos (programa de bolsas de estudos).
O novo comitê municipal do PCdoB em Campos foi eleito em seguida, sendo composto por 15 camaradas. A meta de 30% de mulheres na direção partidária foi ultrapassada, alcançando a marca de seis mulheres no novo comitê.
A professora Odete Rocha foi reeleita presidente e terá a tarefa de conduzir o PCdoB em Campos pelos próximos dois anos, juntamente com os camaradas eleitos para a nova direção: Paulo César Martins, Fernando Crespo, Marcelo Soares, Edimeia Moreira, Moisés Gonçalves, Orensten Jr, Nei Cláudio, Sidiney Muss, Jorge Machado, Ana Marina, Terezinha Rodrigues, André Lacerda, Gabriel Vazquez e Lara Barreto.
''O PCdoB em Campos passa por uma nova fase. Pela primeira vez vamos disputar a hegemonia política local, crescendo o Partido e atraindo grandes lideranças'', declarou Odete.
Cabo Frio e Araruama
Em Cabo Frio, a conferência também ocorreu no dia 14 em um clube local. Cerca de 89 pessoas, entre filiados e amigos, debateram o documento estadual do Partido. O prefeito da cidade, Marquinhos Mendes (PMDB), esteve no local para saudar os comunistas. A nova direção é composta por 12 membros.
Já em Araruama, participaram 26 pessoas, que elegeram a nova direção e reafirmaram o lançamento de uma candidatura própria para prefeito, com o vereador Borracha, que tem quatro mandatos e aparece com 10% nas intenções de voto.