Sem categoria

PCdoB/Fortaleza escolhe delegados para conferência estadual

O PCdoB terá chapa própria para vereador em Fortaleza e vai procurar construir uma alternativa com o PT, o PSB e outras agremiações, para manter a prefeitura com as forças democráticas e progressistas. Decisões nesse sentido foram tomadas durante a c

A conferência municipal do PCdoB foi realizada no auditório da faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). A abertura dos trabalhos contou com a participação das principais lideranças da agremiação, além do presidente regional do PT, Joaquim Cartaxo, e do assessor parlamentar da prefeita Luizianne Lins, Waldemir Catanho.


 


 


Participaram dessa conferência 140 delegados eleitos nas assembléias de base. Eles elegeram 35 nomes para compor o comitê e 92 delegados à conferência estadual. A comissão política será escolhida durante reunião do comitê, que será realizada esta semana na sede do partido.


 


 


Neste ano, pela primeira vez, foi utilizado o processo de votação secreta, atendendo às mudanças introduzidas no novo estatuto durante o congresso nacional do partido, realizado em 2005. O processo de discussão interna começou em julho. Ao todo, 1.381 filiados ao PCdoB de Fortaleza participaram de 62 assembléias de base, cinco plenárias de coletivo e oito plenárias de filiados.


 


 


O processo de votação começou no sábado com a apresentação de uma chapa com 35 nomes para compor o comitê municipal. Na votação, cada delegado poderia votar nos nomes apresentados e outros que não constassem da lista. Quem não estivesse na lista e contasse com mais de 10% dos votos dos delegados, passaria a integrar a relação de candidatos. Apenas quatro nomes obtiveram êxito e no encerramento dos trabalhos, ontem, a chapa entregue aos convencionais foi composta por 39 nomes, dos quais quatro deveriam ser excluídos porque somente 35 poderiam ser eleitos.


 


 


Candidatos


O presidente do comitê de Fortaleza, Luiz Carlos Paes, informou ao Diário do Nordeste que o partido continuará na base de sustentação da prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal e como o partido não pode admitir o retorno à estrutura administrativa do passado, vai procurar construir uma administrativa boa para Fortaleza. Informou também que o partido já inscreveu 60 pretensos candidatos a vereador. Por isso terá chapa própria para eleger três vereadores.


 


 


No último fim de semana o PCdoB encerrou o processo ordinário de conferências municipais para renovação dos seus dirigentes e escolha dos delegados ao congresso estadual que acontecerá em novembro. Com a realização dessas convenções o partido se estrutura em 100 municípios e deverá fazer conferências extraordinárias em outros 35 municípios até o fim do ano. Para o último fim de semana o partido havia programado convenções em 20 municípios, incluindo Fortaleza.