PCdoB saúda a realização do 17º Congresso do PC chinês
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e o secretário de Relações Internacionais, José Reinaldo Carvalho, enviaram ao Partido Comunista Chinês uma carta saudando a realização de seu 17º Congresso.
Publicado 15/10/2007 13:43
O 17º Congresso, mais importante reunião do PC chinês nos últimos cinco anos, reunirá 2.217 delegados. Um dos pontos em debate será a escolha do líder comunista que poderá suceder o presidente Hu Jintao em 2012. As principais teorias de Hu para o socialismo chinês — “desenvolvimento científico” e “harmonia social” — devem ser inclusas na constituição do partido.
Leia abaixo a carta enviada pelo PCdoB ao PC chinês:
São Paulo, 09 de outubro de 2007
Ao XVII Congresso do Partido Comunista da China
Estimados camaradas,
Em nome do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil, saudamos a realização do XVII Congresso do Partido Comunista da China. Fazemos sinceros votos de que o Congresso resulte num fortalecimento ainda maior de seu Partido na luta por desenvolver o socialismo com características chinesas.
A República Popular da China, sob a direção do Partido Comunista, tem jogado um papel progressista no mundo, sendo fator determinante para a conquista da paz. A política exterior chinesa tem dado uma positiva contribuição para o advento de uma nova ordem, oposta ao hegemonismo agressivo e unilateral.
O Partido Comunista do Brasil aprecia os esforços do Partido Comunista da China para construir uma sociedade socialista harmoniosa. Nesse sentido, acolhemos com grande interesse as idéias formuladas pelo camarada Hu Jintao sobre a construção do socialismo com peculiaridades chinesas na atual etapa. De igual maneira, observamos com atenção o importante crescimento obtido pelo seu Partido.
Camaradas,
Como Partido integrante da base de sustentação do governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva, o PCdoB tem valorizado a parceria estratégica estabelecida entre nossos dois governos. A China e o Brasil desempenham importante papel no mundo contemporâneo, em defesa da paz e do desenvolvimento.
A parceria estratégica entre nossos dois países tem muitas conquistas nos campos político, diplomático, econômico e social. Recentemente, naquilo que é um paradigma da cooperação em ciência e tecnologia, foi lançado o CBERS-2B, terceiro satélite do programa sino-brasileiro de observação da Terra. Muitos outros campos se abrem no desenvolvimento da parceria estratégica entre a China e o Brasil.
De mesmo modo, o Partido Comunista do Brasil valoriza o alto nível das relações bilaterais com o Partido Comunista da China. Nossos partidos têm intercambiado delegações de alto nível e de estudos no período recente, as quais vêm coincidindo em assuntos importantes e ampliando o conhecimento mútuo.
Camaradas,
A América Latina vive um momento especial para as forças progressistas e revolucionárias. No último período vários governos progressistas, que buscam o desenvolvimento econômico e a soberania nacional, o desenvolvimento social e a ampliação da democracia têm se afirmado na região.
No Brasil, no exercício do segundo mandato, o presidente Lula busca concretizar seus compromissos de alcançar o crescimento e elevar o bem-estar geral do povo brasileiro.
O PCdoB vive um momento importante, no qual registra amplo crescimento das fileiras partidárias, ao tempo em que se esforça para desenvolver o marxismo-leninismo segundo a realidade brasileira e ampliar sua presença em todos os setores políticos e sociais.
Queridos Camaradas,
Neste momento de realização do 17º Congresso do Partido Comunista da China, reiteramos nossa amizade com seu partido e a amizade entre os povos chinês e brasileiro. Esperamos que o magno evento dos comunistas chineses resulte num fortalecimento político e ideológico do PCCh na luta para desenvolver o socialismo com características chinesas.
Saudações fraternais,
José Renato Rabelo José Reinaldo Carvalho
Presidente Nacional Secretário de Relações Internacionais