Chávez e Raúl Castro referendam aliança Cuba-Venezuela
Os governos de Cuba e Venezuela avançaram em sua aliança com a assinatura de 14 novos documentos, incluindo contratos de exploração de petróleo e criação de uma empresa mista de cabos submarinos, em um ato liderado nesta segunda-feira (15) pelos dois pres
Publicado 16/10/2007 14:51
Chávez, que está em visita a Cuba desde sábado, e Raúl Castro, que exerce a presidência desde que seu irmão Fidel sofreu uma grave crise de saúde, participaram da assinatura dos documentos no Palácio das Convenções.
Cinco memorandos de entendimento, duas cartas de intenção, um acordo de colaboração, a criação de duas empresas mistas e três contratos para exploração de petróleo são os acordos firmados nesta segunda-feira entre as duas nações impulsoras da Alternativa Bolivariana das Américas (Alba), projeto integrador que surgiu como alternativa à Área de Livre Comércio das Américas (Alca), defendida por Washington.
Na cerimônia, Chávez firmou um decreto presidencial que autoriza a criação de uma empresa estatal que terá por objetivo instalar, operar e manter o sistema internacional de telecomunicações entre Venezuela e Cuba.
“Te repito, querido irmão, um sentimento que conhecemos perfeitamente: o carinho, o respeito e a admiração de Fidel por ti, pela Venezuela e por nossos povos da América, que é também o meu e o de 11 milhões de cubanos”, disse Raúl Castro.
Antes da assinatura desses documentos, os dois países possuíam 21 acordos, entre os quais 19 empresas mistas em áreas fundamentais da economia e de alta importância social.
“Após dois anos de intenso trabalho, pode-se garantir hoje que este extraordinário projeto integrador dos povos de nossa América se materializa também em negócios de novo tipo que transcendem o estritamente econômico na obtenção do verdadeiro desenvolvimento do ser humano”, indicou uma nota oficial.
Fonte: Ansa Latina