PCdoB de Fortaleza reuniu forças partidárias e discutiu desafios

O fim de semana em Fortaleza foi de debates e análises dos novos desafios comunistas. É que após Assembléias de Base e Conferências Distritais realizadas nos últimos dois meses, o PCdoB local realizou sua 13ª Conferência Municipal. No encontro, delegados,

O presidente do PCdoB de Fortaleza, Luis Carlos Paes, fez questão de salientar que o partido empresta o seu apoio ao Governo do Lula, ao de Cid e à gestão de Luizianne, fortalecendo as lutas,


 


desenvolvendo ações que levam em conta os interesses do povo. ''O PCdoB procura fortalecer a democracia, organizar o povo em suas instituições, em seus sindicatos, nas associações comunitárias, nas entidades estudantis, na luta de mulheres, na luta em defesa da diversidade sexual, na luta dos negros, em defesa da cultura popular, da sustentabilidade ambiental em nosso país. Então, com essas bandeiras de luta, o povo vai enxergando nos comunistas uma referência e são milhares que estão se aproximando de nosso partido. Não é a toa que o partido aqui no Ceará filiou seis prefeitos, inclusive, dois da região metropolitana, no município de Aquiraz e Maranguape'', conta Luis Carlos.


 


 


Para demonstrar o fortalecimento do PCdoB  em Fortaleza, o dirigente comunista acrescentou, ainda, que, no começo desse ano, havia um grande desafio de preparar condições para que tivéssemos uma boa chapa de vereadores em Fortaleza. Segundo ele, hoje já existem mais de 60 pré-candidatos a vereadores na cidade para as eleições do ano que vem. ''Conseguimos cumprir com essa primeira etapa de nosso plano, trouxemos para o PCdoB representantes da área da cultura, da educação, lideranças bancárias, companheiros da área do comércio, lideranças populares. Olhe, até hoje, nenhuma legenda em Fortaleza conseguiu alcançar a cota mínima de 30% de mulheres, que representa 19 vagas, mas nós estamos bem pertinho de atingir a meta'', expõe Luis.


 


 


O secretário de Saúde do Ceará, João Ananias, salientou que a 13ª Conferência do PCdoB em Fortaleza reafirma a luta socialista. ''Nós vivemos em um país que oprime, senão pela força, pela dependência econômica, submetendo os menos favorecidos a uma situação de penúria, de fome, de miséria que a desigualdade estabelece. Contudo, a luta pelo socialismo, a luta pela igualdade, por uma sociedade mais justa, são as bandeiras do PCdoB, que nós, em uma Conferência feito essa, reafirmamos em nossas lutas, com a esperança da concepção plena desse socialismo que defendemos e cultivamos'', defende o secretário.


 


 


Já o secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza, Valdemir Catanho, salientou que a seriedade dos princípios políticos do PCdoB renova as forças de um governo comprometido com a igualdade social. ''Um encontro assim revigora o espírito de luta da gente, revigora a nossa disposição pela luta a partir do momento em que a gente entende a importância de uma organização política como o Partido Comunista do Brasil pra luta do povo brasileiro. Estamos aqui hoje nessa Conferência nada mais nada menos que lutando pela igualdade material, igualdade de acesso à cultura, de acesso ao lazer, por um mundo sem opressões de caráter racial, ético, sexual. E essa luta precisa ser no parlamento, nas administrações públicas, nos sindicatos, nos bairros. E o PCdoB vem desenvolvendo essas questões muito bem'', garante Catanho.


 


 


O titular da Secretaria das Cidades do Governo do Estado e presidente do PT no Ceará, Joaquim Cartaxo, aproveitou a ocasião pra salientar que projetos de argumentos populares, socialistas e progressistas do Estado do Ceará começaram a prosperar após a eleição do governador Cid Gomes e do senador Inácio Arruda. ''Esses projetos estão em fase de expansão, precisam ser consolidados, e para que isso aconteça precisamos lutar mais uma vez contra os nossos adversários estratégicos derrotados em 2006, para manter as nossas forças socialistas, fortificando nossas bandeiras de igualdade e de força popular em nossos governos'', aconselha Cartaxo.


 


 


A líder do PCdoB na Câmara Municipal de Fortaleza, Eliana Gomes, afirma que o partido entra numa fase de novos desafios, permanecendo fiel às lutas dos trabalhadores. ''Estamos discutindo os novos desafios da nossa política, pressionando para que o Governo Federal avance na luta popular, na reforma agrária, na defesa do meio ambiente, em melhorias nas condições de vida de homens e mulheres. Somos da base aliada sim, e apoiamos e acreditamos na gestão do presidente Lula, mas sabemos que ainda é preciso avançar. Continuaremos atentos às denúncias do povo, pois a luta dos trabalhadores não pode ser reprimida nunca'', assegura Eliana Gomes.


 


 


Segundo o presidente do PV em Fortaleza, líder da bancada na Câmara Municipal, João da Cruz, os comunistas têm trabalhado pela afirmação da classe trabalhadora no país. ''São 85 anos de vida e de luta. O PCdoB é uma grande escola política e partidária do Brasil e dessa Conferência saem diretrizes e determinações que fortalecerão, com certeza, o avanço das lutas democráticas e comunistas, lutas que as forças da direita estão fazendo de tudo para derrotar, para desestabilizar o governo democrático, popular e socialista que hoje existe no Brasil, no Ceará e em Fortaleza. Sejamos fortes, assim como o Partido Comunista do Brasil'', encoraja João da Cruz.


 


 


Para o senador Inácio Arruda ''é no município que as coisas começam a acontecer, que a gente se reúne em sindicatos, em movimentos, em associações, é onde se trava as lutas dos oprimidos. Daí, essas manifestações são encaminhadas para nossa esfera nacional, e tudo isso é importante para o PCdoB. É importante que a gente contribua para fortalecer o movimento da esquerda junto às lideranças sindicalistas e comunitárias. Isso faz com que nosso partido ganhe ainda mais força para ajudar nossa esquerda'', reforça Inácio Arruda. O senador fez questão de salientar que o período político que o partido vive junto ao Governo Federal é importante por que evidencia a competência e o poder de análise que o PCdoB adquiriu. ''Seguimos ao lado de posições críticas criteriosas e sensatas, estimulando com responsabilidade a política popular de Lula e de nossa gestão municipal. É por esse momento de amadurecimento que o PCdoB passa'', avalia Inácio.


 


 



Conferência presta homenagem a guerrilheiro e Guerreiro


O trocadilho acima do senador Inácio Arruda e as homenagens foram bem aplicados. Um dos homenageados foi o argentino que pretendia estender a revolução socialista a toda América Latina, parceiro de Fidel Castro na revolução e nos primeiros anos do novo governo de Cuba e que amargou em expedições guerrilheiras até a derradeira na Bolívia, onde foi executado, há 40 anos, o guerrilheiro Ernesto Che Guevara. O outro, filiado ao PCdoB desde os anos 50, foi operário têxtil e lutava a favor da redução da jornada de trabalho, por melhores condições trabalhistas, contra a repressão que não permitia a organização da luta dos trabalhadores nas fábricas, em solidariedade a companheiros impiedosamente acossados pela ditadura do militarismo, Raimundo Guerreiro.


 


 


Para o presidente do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes, Patinhas, a homenagem a Che demonstra o respeito do partido aos grandes nomes que lutaram pela revolução socialista. ''Não deixarei de citar aqui que um dos primeiros documentos do PCdoB foi baseado nos escritos do Che Guevara sobre os processos revolucionários da América Latina. Ele que é nosso símbolo de resistência, de heroísmo e compromisso socialista, que foi capaz de ir às últimas conseqüências para construir o humanismo revolucionário, em nome da maior coerência política'', reconhece Patinhas.


 


 


 


Raimundo Guerreiro conta que conheceu o partido em uma situação difícil. Segundo ele, o Brasil vive hoje um momento de avanços na política. ''Entrei no PCdoB quando estávamos sendo massacrados pela ditadura. Eu fui obrigado a trabalhar de segunda a segunda, sem nenhum direito trabalhista, mas sempre combati o capitalismo em minhas lutas operárias, e foi assim que me descobri comunista nato. A luta do capital é pra esmagar com tudo que é comunista. Mas o fato é que a elite hoje está enfraquecida, a luta do povo avançou, e isso tem que servir de exemplo. Os nossos parlamentares têm que ser instrumentos de agitação, o povo precisa ser participativo, porque o socialismo é o futuro da sociedade'', avalia Guerreiro.   


 


 


''Essa homenagem a Raimundo Guerreiro é algo que se deve observar como um bem que se presta à luta operária, à luta dos trabalhadores por uma sociedade justa e solidária. A mensagem que o Guerreiro passa aqui é algo revigorante, é algo que nos deixa até mais animado a continuar lutando pelas transformações no nosso município, no nosso estado, no nosso país'', analisa Cartaxo.


 


 


Filiação de lideranças fortalece debates


 


Hoje, cerca de 70.000 militantes filiados em todo o Brasil apóiam as causas do PCdoB. No Ceará, são aproximadamente 15.000 filiações, e, só este ano, foram mais de 1.000 novas adesões ao Partido Comunista do Brasil. Deste total no Ceará, os vereadores já somam 39 e os prefeitos filiados são seis, sendo eles gestores dos municípios de Santana do Acaraú, Antônio de Pádua (eleito em 2004, pelo PCdoB); Jucás, Gabriel Facundo; Graça, Augusta Brito; Aquiraz, Ritelza Cabral, de Maranguape, Eduardo Gurgel, de Araripe, Humberto Menezes e de São Benedito, Haroldo Maciel.


 


 


Em Fortaleza, o partido conta hoje com cerca de 3.000 afiliados, só no último processo de Assembléias de Base e Distritais, o PCdoB local contou com aproximadamente 500 novas adesões, fato que intensificou debates, avançando nas idéias e nas ações tanto no plano institucional como nos movimentos sociais.


 


 



As etapas que antecederam a Conferência e o próximo passo


 


O processo de Assembléias de Base e Conferências Distritais mobilizou 1381 militantes do PCdoB em 62 assembléias de base e oito plenárias de filiados organizadas pelos  comitês distritais e auxiliares, tendo contado com representatividades profissionais, estudantis e comunitárias para avaliar a atuação do partido nas regiões e debater o documento político do Comitê Estadual para a 18ª Conferência Estadual do PCdoB no Ceará, que acontecerá de 9 a 11 de novembro, na Câmara Municipal de Fortaleza.


 


Na tarde desta segunda-feira (15), os membros da Comissão de Política Estadual do PCdoB estiveram reunidos para aprovação do esboço do documento final que conduzirá a 18ª Conferência Estadual. Na ocasião, dois prazos foram prorrogados. O de entrega de artigos para tribuna de debates foi adiado para 05 de novembro e o de realizações de conferências municipais para até o fim de outubro. Cerca de 100 municípios participarão da Conferência Estadual.


 



De Fortaleza, Caroliny Braga