Sem categoria

PCdoB de São Caetano do Sul  realiza Conferência Municipal

Domingo, dia 07 de outubro, o PCdoB de São Caetano do Sul realizou sua Conferência Municipal no plenário da Câmara de Vereadores. Participaram cerca de 70 militantes da legenda, o dobro da última Conferência, mostrando um crescimento acentuado do partido

Foram discutidas as teses para a conferência estadual, aprovado um documento sobre o quadro municipal e eleitos os delegados e a nova direção presidida por Ricardo Jarinha. Entre os convidados estavam presentes o vereador mais votado nas últimas eleições e ex-presidente da Câmara, Paulo Pinheiro, e o pré-candidato a prefeito pelo PT, o juiz aposentado e professor Jayme Tortorello. 


 


O PCdoB, com política mais ousada, apresentou nomes à sucessão municipal de 2008,  como é o caso de Marcelo Toledo, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano; Fábio Fiorotti Mesquita, advogado e ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes; Ricardo Jarinha, metalúrgico e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos; e Jander Lira, jornalista e professor da rede municipal de ensino. Isso implica em ousar na projeção e filiação de novas lideranças e personalidades de diversas áreas, trabalhar com projetos eleitorais de médio e longo prazo e ter como meta aumentar o número de votos e eleger representantes a Câmara Municipal.


 


Documento


Acompanhe, a seguir, a íntegra do documento final da conferência municipal de São Caetano do Sul.



O PCdoB de São Caetano do Sul e o quadro político municipal


 



“Em Conferência Municipal, o conjunto da militância do PCdoB em São Caetano do Sul, aprovou a seguinte resolução acerca do quadro político da cidade. A resolução segue orientação da direção estadual e da direção cessante em colocar o partido num novo patamar da política de São Caetano do Sul com a ocupação de um espaço próprio, como partido de esquerda amplo e combativo e o fortalecimento de nossa ação política no movimento operário e demais segmentos da sociedade.


 


1. A participação de vários companheiros na nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul abre uma nova perspectiva para atuação na política local.   Fruto de uma visão estratégica a médio e longo prazo, a composição que levou o partido a ingressar no comando do principal sindicato da cidade, é o que deve prevalecer sempre em nossas decisão políticas no município.


 


2. Com a filiação de vários companheiros de seguimentos variados da sociedade local, como professores, jornalistas, estudantes, aposentados, advogados, e vários dirigentes do PPS local, o partido ganha musculatura e presença política na mídia e no conjunto de forças políticas da cidade.


 


3. A política local apresenta a necessidade do PCdoB ocupar um espaço próprio como partido de esquerda que é, amplo e combativo, dialogando com alargado campo político e social, dando mais visibilidade ao seu posicionamento e às suas lideranças e trabalhar para construção de uma sólida frente democrática e popular, a mais ampla possível na cidade. Dentro desta frente, estão excluídos o PSDB e o DEM, partidos identificados com a mídia conservadora, atrasada e golpista, radical opositora à vontade do povo brasileiro de confiar a novas forças políticas e sociais a construção de um país desenvolvido, democrático, soberano e socialmente justo.


 


4. Perpassa em certos setores da mídia regional, e muita gente boa compra, que São Caetano é uma sociedade impregnada e possuidora de uma vida político-cultural de ranço conservador, elitista e antidemocrático. Alguns segmentos da elite até os são, entretanto amplas partes da comunidade não o são, e rejeitam claramente este rótulo para o município. Daí o partido entender que é preciso democratizar o poder municipal, ampliando a participação popular na construção do orçamento público municipal, valorizar e abrir para a participação mais ampla possível da sociedade civil os conselhos municipais de saúde, educação, segurança, juventude, da cultura, enfim todos.  As experiências já demonstraram que este desafio não pode ser enfrentado por um único partido, que nenhuma força isoladamente é capaz de representar as insatisfações e os anseios existentes em São Caetano do Sul, na busca de construir uma cidade, para o seu povo e não apenas para sua elite.


 


5. O PCdoB vai lutar incansavelmente pela construção desta ampla frente democrática e popular, na sua impossibilidade o partido poderá  caminhar com uma nova tática político e eleitoral que será o lançamento de candidatura majoritária e chapa completa de vereador.  Com isso, configurando um novo patamar de participação do Partido nos processos eleitorais no município. Nomes não nos faltam para a disputa majoritária, como é o caso de Marcelo Toledo, Secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano; Fábio Fiorotti Mesquita, advogado e ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes, Ricardo Jarinha, metalúrgico e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos e Jander Lira, jornalista e professor da rede municipal de ensino. Isso implica em ousar na projeção e filiação de novas lideranças e personalidades de diversas áreas, trabalhar com projetos eleitorais de médio e longo prazo e ter como meta aumentar o número de votos e eleger representantes a Câmara Municipal.


 


São Caetano do Sul, 07 de outubro de 2007.


 


De São Caetano,
Jander Lira