PCdoB terá candidato a prefeito de Curitiba

Pela primeira vez na história, partido disputará eleição majoritária com candidato próprio

O ex-deputado federal Ricardo Gomyde será candidato do PCdoB na disputa pela prefeitura de Curitiba. A informação é do presidente estadual do partido, Milton Alves, que afirma que a pré-candidatura do atual presidente da Paraná Esporte segue uma decisão nacional da agremiação, que será confirmada durante convenção municipal no próximo dia 27 de outubro.


 


Na avaliação do dirigente do PCdoB, há um enorme espaço para uma candidatura com o perfil de Gomyde. Os comunistas também analisam que o bom desempenho da vereadora Ângela Albino (Florianópolis) e da deputada federal Manuela d’Ávila (Porto Alegre), nas pesquisas de opinião, podem criar uma “onda vermelha” favorável a um projeto político de esquerda na Região Sul do país.


 


“O Gomyde está muito preparado para o desafio”, garante Milton Alves. Ainda de acordo com o presidente estadual da legenda, o PCdoB tem mantido conversas com dirigentes de outras siglas com o objetivo de ampliar o leque de alianças. O partido também deu início à elaboração de um pré-programa de governo.


 


Alves informa que o lançamento de candidaturas nas capitais segue a uma orientação política da direção nacional do PCdoB, mas afirma que o PMDB e o PT continuam sendo aliados preferenciais do partido. No entanto, assegura, “a tática eleitoral em Curitiba é irreversível”.


 


Outro fato que ajuda a pré-candidatura de Gomyde, na avaliação dos comunistas, além da novidade da candidatura majoritária, pela primeira vez na história o PCdoB da capital está montando uma competitiva chapa de vereadores que já conta com 30 pré-candidatos. “A corrida está apenas começando, mas a militância e os pré-candidatos estão muito animados com o processo”, afirma Alves.