Conferência de Salvador aprova Olívia Santana para a Prefeitura
Os mais de 400 participantes da Conferência Municipal do PCdoB em Salvador, ocorrida neste sábado (20/10), aprovaram a formação de uma chapa própria para as eleições proporcionais do próximo ano e a pré-candidatura da vereadora Olívia Santana para a
Publicado 21/10/2007 14:28 | Editado 04/03/2020 16:21
Reunidos no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica- Cefet, no Barbalho, antigos e novos filiados discutiram a política a ser seguida para as eleições 2008. Durante todo o dia, foram muitas as intervenções para expressar o orgulho de ser comunista, principalmente entre os recém – filiados.
O evento começou com a leitura dos textos para debate do Comitê Estadual e do Comitê Municipal, este último aprovado pela assembléia após debates e emendas. O texto final aponta a necessidade do PCdoB ser mais audacioso nas eleições 2008, apresentando uma chapa própria com 61 candidaturas à Câmara de Vereadores e o nome de Olívia Santana para prefeita de Salvador. A decisão segue as recomendações da direção nacional do partido que pretende ter candidaturas à prefeito em pelo menos 400 municípios do país.
Na Bahia, a legenda disputará a Prefeitura de 60 a 70 municípios, número que pode aumentar nos próximos meses, com os encaminhamentos das articulações nos municípios do interior do Estado. Em Salvador, cidade onde o PCdoB tem maior presença política no estado, o Partido optou por apresentar a candidatura Olívia Santana, vereadora com histórica ligação com o movimento social e muito bem votada nas últimas eleições na capital, um alternativa nova entre os possíveis concorrentes ao cargo.
Cota de mulheres
Na Conferência, os delegados e delegadas aprovaram uma chapa de vereadores garantindo a cota de 30% de mulheres, além de candidaturas de trabalhadores, integrantes do organismo anti-racista, do movimento comunitário, da luta de associações de moradores e de homossexuais.
Com cerca de 2,8 milhões de habitantes, segundo o IBGE, a cidade é uma das mais desiguais do país. Na linha de discutir uma nova proposta para Salvador, para construir uma cidade mais justa, os delegados e delegadas aprovaram a realização de um ciclo de debates sobre os principais problemas da cidade, que servirão como base para o programa de governo de Olívia Santana, a ser apresentado à população durante a campanha eleitoral.
Orgulho e responsabilidade
Aclamada por todos os presentes, a vereadora Olívia Santana declarou-se orgulhosa da confiança que está sendo depositada nela pelo PCdoB. Em um discurso emocionado, falou da responsabilidade em assumir o compromisso de levar à população de Salvador, o ideal de uma sociedade mais justa e igualitária defendida pelo Partido, que considera a classe operária como estratégica para derrotar o capitalismo e garantir educação, saúde, emprego e moradia digna para todos.
Olívia ressaltou também a importância da construção de um projeto coletivo de cidade, que contemple toda a população, principalmente os mais pobres. ”Esta é uma candidatura que não é só minha, mas de todo o PCdoB. Eu estou muito feliz e a mesmo tempo sinto o peso da responsabilidade que é carregar um projeto político de toda a militância do Partido. Agora está em nossas mãos fazer com que se efetive a decisão desta Conferência. Eu farei tudo para honrar esta confiança da melhor forma possível”, declarou.
De Salvador,
Eliane Costa