Seminário de Cultura também debateu a participação dos comunistas na área
A segunda mesa do Seminário de Cultura do PCdoB/RJ, ocorrido no dia 19, teve a participação do historiador Augusto Buonicore, da atriz e fundadora do Cuca da UNE Anna Cristina Petta e de Juana Nunes, do Coletivo de Cultura do PCdoB/RJ.
Publicado 24/10/2007 20:31 | Editado 04/03/2020 17:05
Buonicore historiou a participação dos comunistas na cultura nacional e as lutas políticas, como “o papel central desempenhado na luta contra o nazi-fascismo no Brasil e no mundo, que atraiu a simpatia de parcelas significativas da intelectualidade brasileira”. Buonicore lembrou que “mesmo durante o Estado Novo, os comunistas mantiveram sob sua direção algumas publicações importantes que dedicavam grande espaço ao problema da cultura nacional”.
Já Anna Cristina e Juana Nunes abordaram os desafios da organização atual dos comunistas na cultura. Anna falou sobre a fundação do Cuca da UNE e a importância dele como uma forma de dar ao jovem universitário uma oportunidade de participar de projetos culturais e ter outro meio para exercer sua militância política. Segunda Anna, o Cuca hoje faz parte do calendário oficial da UNE e não é mais possível deixar de ser realizado.
Juana ressaltou a experiência pioneira do Coletivo de Cultura do PCdoB no Rio de Janeiro, pois há poucos coletivos desse tipo funcionando no país, e o espaço estratégico da ação dos comunistas na área da cultura. Conceituou também as relações ente arte e política, negando uma pretensa dualidade nestas relações.