Aposentados da Petrobrás ficam nus em frente à sede da empresa no Rio
Aposentados da Petrobrás ficaram nus em protesto, no dia 25, em frente à sede da empresa, no Centro do Rio. O objetivo da manifestação foi protestar contra “a discriminação aos aposentados” na proposta da companhia para o Acordo Coletivo de Trabalho 20
Publicado 26/10/2007 20:00 | Editado 04/03/2020 17:05
Todo ano, nos acordos coletivos, a empresa propõe reajustes diferenciados para o pessoal da ativa e aposentados, desrespeitando o regulamento do Plano Petros, fundo de pensão da categoria.
De acordo com o artigo 41 deste contrato, o aposentado tem de receber até 90% do salário que receberia se estivesse na ativa. Os petroleiros pagam por esta cláusula na ativa e continuam pagando na aposentadoria. Por isso, o Sindicato da categoria questiona a empresa na Justiça. São ações reivindicando extensão do nível, do abono e contra a Repactuação do Regulamento do Plano Petros.
A Petrobrás criticou a atitude dos aposentados e disse que, apesar de reconhecer o direito legítimo de mobilização, a atitude foi um desrespeito à empresa e aos seus trabalhadores.