Cedae pretende privatizar água em Belford Roxo. Entidades tentam barrar proposta

O presidente da Cedae, Wagner Victer, confirmou, no dia 22, na Alerj, que pretende privatizar a distribuição de água em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Entidades e sindicatos do município condenaram a proposta.

Cerca de três meses atrás foi criado na cidade o Comitê permanente em Defesa da Água, que reúne entidades, sindicatos e partidos políticos. Segundo Dilcéia Nahon, secretária estadual de Movimentos Sociais do PCdoB/RJ e presidente do Comitê Municipal do Partido em Belford Roxo, já foi acertada a municipalização da água para em seguida ser entregue a uma empresa privada.



“Em todo os municípios onde foi privatizada, a tarifa de água aumentou. Na Baixada, lutamos há 30 anos para que a água chegue nas casas, mas somente as contas chegam”, disse Dilcéia.



O pesquisador Rui Nogueira, que realiza, há seis anos, um estudo sobre a distribuição de água no mundo, garante que o valor pago pelo serviço subirá, e se mostrou contrário à privatização. “A água é um bem essencial da vida, um direito fundamental, e não há por que esse serviço não ser oferecido pelo estado. Temos o exemplo do Estado de Minas Gerais, onde a diferença de preço entre municípios distintos é enorme. Nas localidades em que o serviço foi privatizado, a tarifa aumentou 200%. A água não pode ser tratada como mercadoria”, disse Nogueira, revelando que a empresa que está brigando pela licitação em Belford Roxo é a multinacional francesa Suez, que domina 70% do mercado mundial de água.



Para o funcionário da Cedae Alex Bastos, o processo de privatização não solucionará os problemas que ocorrem na cidade da Baixada Fluminense. “Temos 200 funcionários no município que rodam com carros antigos, com uma estrutura bem abaixo do ideal. Mas não creio que a entrada de uma empresa estrangeira irá melhorar nossa situação”, avaliou.



O Comitê permanente em Defesa da Água fará uma reunião no dia 31, no Clube Circular, para debater o tema. Uma nova audiência pública será marcada, desta vez em Belford Roxo.