Fim de semana para pensar a educação
Neste fim de semana foram realizadas as primeiras pré-conferências regionais para estabelecer as propostas das novas diretrizes do Plano Municipal de Educação (PME). Os encontros marcam a penúltima etapa de elaboração do documento que definirá, por 10 ano
Publicado 05/11/2007 10:16 | Editado 04/03/2020 16:37
Conforme Cefisa Aguiar, representante dos Conselhos Escolares e membro da Comissão Organizadora das Prés-conferências, a partir dos componentes do Fórum, se montaram comissões para debater amplamente em 14 plenárias, formas de participação ampla da sociedade no plano diretor de educação. Integraram esses debates 68 instituições, entidades e o poder público, com 108 membros (delegados).
Nos próximos 17 e 18 será realizado o Fórum Regional de Educação. A comunidade está animada, uma vez que é a primeira vez que Fortaleza contará com um Plano Municipal de Educação. ´O plano tem como marco o princípio da Cidade Educadora´, reforça Cefisa.
O evento deste final de semana teve início no sábado, com uma apresentação cultural, seguido da palestra ´Por uma Cidade Bela e Educadora – Desafios para a Educação em Fortaleza´. No domingo, os participantes foram divididos em grupos temáticos, realizando uma plenária no final da tarde, em três regionais diferentes SER I (Barra do Ceará), SER IV (Jardim América) e SER V (Granja Portugal).
Os grupos temáticos, de acordo com Cefisa, saíram das três grandes direções etárias para os oito seguintes: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Educação de Jovens e Adultos – incluindo a Educação de Idosos; Educação Inclusiva; Ensino Médio; Ensino Superior e Educação Profissional e Tecnológica; Formação e Valorização dos Trabalhadores da Educação e, finalmente, Financiamento e Gestão da Educação.
Com a participação de toda a sociedade neste plano, se pretende, fundamentalmente, melhorar a qualidade do ensino; estender a abrangência municipal e, aproveitar os espaços da cidade para a educação, passando a observá-la além da escola. ´A escola não pode e não é a única responsável pela educação do cidadão´, complementa a educadora membro da coordenação do evento, lembrando que o foco será sempre a cidade educadora.
Fonte: Diário do Nordeste