Sem categoria

Sexto país em internautas, Brasil quer poder de decisão

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil já é o sexto maior usuário de internet no mundo. Em todo o país, 39 milhões de pessoas são usuárias da rede mundial de computadores.

A liderança nesse ranking virtual é dos Estados Unidos, com 210 milhões de usuários. Também estão à frente dos brasileiros os internautas da China (162 milhões), do Japão (86 milhões), da Alemanha (50 milhões) e da Índia (42 milhões), relata o repórter Jamil Chade, em reportagem publicada no último sábado (3) no jornal O Estado de S. Paulo.



Quando o número de internautas é analisado à luz da proporcionalidade da população, o resultado não é tão favorável ao Brasil. Enquanto por aqui 21% têm acesso, de alguma forma, à internet; nos Estados Unidos, esse índice é de 69%.



Em todo o mundo, informa a ONU, 1,2 bilhão de pessoas têm acesso à rede mundial de computadores. Isso equivale a um sexto da população mundial. Há dez anos, observa Jamil Chade, esse número não passava de 70 milhões.



O estudo das Nações Unidas também mostra que o português é a sétima língua mais usada na internet, à frente, inclusive, do árabe. As três línguas mais utilizadas na web são o inglês, com 365 milhões de usuários, o chinês, com 184 milhões, e o espanhol, com 101 milhões de internautas.



Os dados, divulgados na semana passada pela ONU, vão ser objeto de discussão do 2º Fórum de Governança da Internet, promovido pela entidade no Rio, entre os próximos dias 12 e 15. Com base nos elevados números de internautas que reúnem em seus países, Brasil, China e Índia querem discutir mecanismos para que os seus governos sejam ouvidos nas decisões relativas à internet.



Hoje as decisões sobre o controle da internet estão concentradas nas mãos de uma entidade americana: a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN). A organização que gerencia os padrões técnicos e a distribuição de endereços para os sites da rede mundial.



O evento deve reunir representantes de governo, setor privado, organizações não-governamentais, entre outros. O Fórum para a Governança da Internet é resultado da fase segunda fase da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, realizado em Túnis, em 2005.



Fonte: Congresso em Foco