Sem categoria

Conferência de Porto Alegre elege nova direção

Ato político da Conferência Municipal do PCdoB de Porto Alegre, ocorrida neste domingo, 11, reuniu deputados federais e estaduais, o Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, PDT, PSB, PT, PMN e PPS e lideranças do movimento social. As lideranças do

 



O ponto alto da Conferência Municipal do PCdoB, foi a presença dos deputados federais, Manuela d’Ávila (PCdoB), Vieira da Cunha (PDT) e Beto Albuquerque (PSB), juntamente com o Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, do Presidente Estadual do PDT, Matheus Schimidt, do presidente municipal do PT, Cícero Balestro e dos representantes das direções do PMN e PPS.


 


 


As lideranças do Bloco de Esquerda expressaram sua convicção que a futura prefeita ou prefeito de Porto Alegre estava presente na mesa do ato ocorrido na Câmara de Vereadores, reforçando a convicção de que o Bloco estará unido na disputa de 2008. Para Vieira da Cunha, “os partidos sabem que o nome do candidato não é central. O importante é o projeto do Bloco de Esquerda”.


 


 


Os comunistas de Porto Alegre, também puderam contar com a intervenção do presidente Renato Rabelo, que resgatou o momento de importante crescimento do Partido, fruto da nova tática ousada que vem sendo implementada pelo PCdoB.


 


Rabelo referiu-se às conferências que estão acontecendo em todo o país, considerando que em Porto Alegre, o Partido vive um momento excepcional, por ter entre seus quadros uma liderança “que empresta alma nova ao Partido”, como a deputada Manuela que traduz o novo momento e que coloca o PCdoB em condições de apresentar-se no cenário eleitoral da capital em condições favoráveis de disputa.


 


 


Segundo o presidente nacional, esse cenário coloca para a militância comunista a necessidade de compreender a importância da unidade partidária, para que os comunistas se coloquem à altura dos desafios impostos pelo atual momento político. “Não temos o direito de não entender que nosso partido encontra-se num momento privilegiado e não podemos nos perder com questões menores que não estejam no campo político-ideológico. Estamos construindo condições para nos apresentarmos como alternativa real para a população de Porto Alegre e esse deve ser o centro da preocupação dos comunistas”, afirmou Renato.


 


 


Lembrou ainda que as conferências do Partido ocorrem no momento em que o mundo se volta para dois grandes acontecimentos que marcaram a luta internacional. O primeiro, são os 40 anos de morte do grande revolucionário latino-americano, Che Guevara e o segundo, são os 90 anos da Revolução Russa. “São acontecimentos que devem ser reverenciados pelo nosso partido, pois Che é um símbolo de nossa ideologia e a Revolução de 1917 impôs uma nova situação ao mundo. Deu um grande aporte à luta dos povos do mundo”.


 


 


A Conferência do PCdoB seguiu com o debate do documento político e balanço da direção findante e definiu um cronograma de atividades visando a preparação do partido para a disputa eleitoral, a elaboração do programa de governo e a montagem da chapa para a eleição de vereadores.


 


 


Ao final dos debates, os delegados elegeram a nova direção municipal do partido, composta por 27 membros, que terá a responsabilidade de conduzir o partido durante o embate eleitoral de 2008.


 


 


Os comunistas elegeram Maurício Nunes Santos, presidente municipal do Partido. Maurício é um jovem, liderança do movimento carnavalesco, presidente da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina e ex-coordenador da bancada do PCdoB na Câmara de Vereadores.


 


 


Para o presidente eleito, Maurício Nunes Santos, “Manuela é a insígnia do projeto dos comunistas que visa a renovação do campo nucleado pela esquerda e que articule a recolocação de Porto Alegre no rumo do desenvolvimento e do bem estar do seu povo”.


 


 


De Porto Alegre


Sônia Corrêa