Sem categoria

Coréias se reúnem em encontro de ministros da Defesa

Representantes militares das duas Coréias se reuniram neste domingo (12) na zona desmilitarizada de Panmunjom para preparar o encontro entre os ministros da Defesa de ambos os países, que acontecerá este mês em Pyongyang, informou a agência Yonhap.

Neste encontro as duas partes tentarão estabelecer a data da reunião e sua agenda detalhada.


 


Segundo as autoridades sul-coreanas, o principal ponto da agenda na reunião de ministros da Defesa será a criação de uma zona de pesca comum no mar ocidental da península, onde ocorreram vários choques armados entre navios dos dois países no passado.


 


Também tentarão estabelecer garantias de segurança militar, necessárias para colocar em prática os projetos de cooperação econômica e para reforçar a confiança militar mútua.


 


Esta reunião de ministros da Defesa foi estipulada durante a histórica cúpula intercoreana entre o presidente sul-coreano, Roh Moo-hyun, e o líder norte-coreano, Kim Jong-il, em outubro, em Pyongyang.


 


A primeira reunião de ministros da Defesa entre os dois países aconteceu em setembro de 2000, na ilha sul-coreana de Jeju, como conseqüência da primeira cúpula intercoreana, realizada em junho desse mesmo ano na capital norte-coreana.