Unidade para crescer

Os desafios de disputar plenamente as eleições de 2008, lançando candidaturas a prefeito e chapas próprias de vereadores nos principais municípios paulistas; de construir a Central Classista e de fortalecer os movimentos sociais fizeram da Conferência Est

Os dois dias de debates mostraram que o binômio mais ousadia e mais protagonismo foram assimilados pela militância, que já está trabalhando para ampliar as frentes de atuação partidária e superar as dificuldades vividas no último ano.


 


No primeiro dia da Conferência Estadual, que aconteceu neste sábado, 10 de novembro, o Secretário de Organização do Comitê Central do PCdoB, Walter Sorrentino, fez uma análise da conjuntura política nacional e apresentou a plataforma das 6 bandeiras centrais que os comunistas apresentam à sociedade: as 5 reformas democráticas – a Reforma Urbana, Agrária, Reforma Política ampla e democrática, Reforma da Educação, Reforma da Previdência – e a luta pela democratização da mídia.


 


A presidente do Comitê Estadual cessante, Nádia Campeão, apresentou os eixos que compõem o projeto político para o partido no próximo período, que tem grande ênfase na ampliação da participação eleitoral nos principais municípios do Estado, do desafio de construir uma nova central sindical e de fortalecer a atuação do partido nos movimentos sociais.


 


Bem-vindos!


 


Nádia ressaltou o trabalho desenvolvido estadualmente para trazer novas lideranças políticas para as fileiras partidárias e que resultou no ingresso de personalidades importantes do mundo cultural, esportivo e político, entre os quais o cantor e compositor Netinho de Paula; da bandeirinha Ana Paula Oliveira, de Pedro Bigardi, uma das maiores lideranças do município de Jundiaí – já foi candidato a prefeito e é terceiro suplente de deputado federal; Gabriel Bittencourt, liderança de Sorocaba, que também já disputou a prefeitura daquela cidade; Adilson Monteiro, vereador mais votado de Guarulhos, pré-candidato do PCdoB a prefeito; e o Prefeito de Barra Bonita, Padre Mário Donizete.


 


Para simbolizar as novas filiações e o crescimento do PCdoB paulista, Walter Sorrentino entregou a Netinho de Paula a carteira nacional militante.


 


A Conferência do PCdoB recebeu a visita de representantes de outros partidos, que foram saudar a militância comunistas: o deputado estadual do PV, Chico Sardelli e o presidente nacional do PV, José Luis Penna, o deputado estadual do PT, Simão Pedro e Miguel Colassuono, da executiva estadual do PMDB.


 


Além das saudações dos partidos, o deputado federal do PCdoB e pré-candidato a prefeito da capital, Aldo Rebelo e o ministro do Esporte, Orlando Silva também fizeram uma saudação.


 


Você tem sede de que?


 


Dos mais de 450 militantes do PCdoB que participaram da Conferência, cerca de 40 deram suas contribuições no plenário. Uma delas, a do músico da Orquestra Sinfônica de Americana, Valdecí, sintetiza o desejo dos comunistas de São Paulo. Valdecí fez uma leitura dramática da música Comida, dos Titãs e ao final da pergunta da estrofe “Bebida é água, comida é pasto, você tem sede de que? Você tem fome de que?”, ele responde: “Nós temos sede de um PCdoB grande, de um Brasil mais democrático e desenvolvido, Nós temos sede de um Brasil Socialista”.


 


No domingo, 11 de novembro, a Conferência Estadual elegeu a nova direção para o biênio 2007-2009 e, em seguida, a primeira reunião da nova direção reelegeu Nádia Campeão para presidir o PCdoB no Estado.


 


De São Paulo, Renata Mielli