Marcha Zumbi marca o Dia da Consciência Negra em Salvador
Uma grande caminhada pelas ruas do centro da cidade marca as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, em Salvador. A 28ª edição da Marcha Zumbi dos Palmares tem concentração marcada para o dia 20 de novembro, às 15h, no Campo Grande de ond
Publicado 18/11/2007 12:37 | Editado 04/03/2020 16:21
Com o tema “Extermínio Não! Vida, Terra, Moradia, Emprego, SIM!”, a marcha homenageia na Praça da Piedade os líderes da Revolta dos Alfaiates, João de Deus do Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira, Lucas Dantas e Luiz Gonzaga das Virgens. Já na praça Castro Alves, acontece a homenagem ao poeta dos escravos que foi um grande defensor da causa abolicionista.
A marcha segue até a praça Municipal onde estão a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Salvador. No ato de encerramento acontece uma grande homenagem a personalidades negras da Bahia da atualidade e um show com diversas atrações musicais. O evento é organizado pela Coordenação Nacional das Entidades Negras (Conen) e suas entidades filiadas.
Zumbi dos Palmares
O Dia da Consciência Negra é uma homenagem à Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro 1695, após resistir a inúmeras incursões militares contra o Quilombo dos Palmares do qual era líder. Localizado na Serra da Barriga, entre os atuais estados de Alagoas e Pernambuco, Palmares chegou a reunir, em 1670, cerca de 50 mil pessoas, entre ex-escravizados, índios e brancos pobres.
Estrategista comparável aos grandes generais da história mundial, Zumbi foi morto por um poderoso esquema militar, comandado por Domingos Jorge Velho. Em 1995, no tricentenário do seu assassinato, o movimento negro brasileiro proclamou a imortalidade de Zumbi e a continuidade da sua luta.
A data é comemorada em diversas cidades do país e em Salvador, a maior cidade negra fora da África.. Além da marcha Zumbi, acontecem atividades de celebração em vários bairros da cidade durante toda a semana.
De Salvador,
Eliane Costa