UJS Campos realiza Seminário sobre juventude e faz palestra com MV Bill
A União da Juventude Socialista (UJS) de Campos realiza na próxima quarta-feira, dia 28, o Seminário de Políticas Públicas de Juventude. O destaque será a palestra com o rapper MV Bill, que abordará os problemas sociais relatados no seu documentário in
Publicado 26/11/2007 21:16 | Editado 04/03/2020 17:05
De acordo com o presidente da UJS, André Lacerda, no evento será elaborada a Carta da Juventude. O documento terá sugestões e conceitos sobre o que os jovens do município querem nas políticas públicas. “Esta carta, depois de pronta será encaminhada aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município e com isso iremos cobrar mais atenção à juventude”, explica André.
Durante o seminário serão discutidos temas como a meia-entrada em eventos culturais, redução da maioridade penal, passe livre, educação pública, 1º emprego, entre outras dificuldades enfrentadas pelo jovem atualmente. O evento contará com autoridades, educadores e alunos de diversas instituições. “Estamos convidando os estudantes nas salas de aula de cada instituição. A expectativa é de que cerca de 500 pessoas participem do seminário”, diz o presidente da UJS.
O objetivo do seminário é procurar identificar as vulnerabilidades e abordar os principais temas referentes à juventude, buscando a reflexão sobre as políticas públicas para jovens. “Queremos que todos fiquem atentos sobre a urgência social que as questões sobre juventude nos remetem. Conhecer a diversidade entre os jovens e entendê-los como integrantes de dinâmicas sociais diversas. A idéia é discutir como sociedade civil e governo podem somar forças na busca por alternativas às condições de vulnerabilidade que afligem a juventude”, revela Lacerda.
O documentário de MV Bill retrata a vida de jovens de favelas brasileiras que trabalham no tráfico de drogas. A produção independente se tornou popular no ano passado quando foi veiculado na televisão. O trabalho foi feito entre 1998 e 2006, quando produtores visitaram diversas comunidades pobres do Brasil.