Encontro Regional discute nova Central Sindical


Aconteceu nesse fim de semana, em Chapecó, o primeiro Encontro Regional Pró-Central Classista e Democrática. O encontro foi organizado por um grupo de sindicalistas ligados a CSC que aconteceu no Sindicato dos Bancár


O objetivo do encontro foi debater com lideranças de Chapecó e Região o sindicalismo classista e a criação da nova central sindical democrática e classista: a Central dos trabalhadores do Brasil (CTB) que tem esse nome provisoriamente e que esteja comprometida com a luta dos trabalhadores e que respeite a pluralidade de pensamento. Na reunião estiveram presentes o professor, Alzumir Rossari, que falou sobre o histórico do sindicalismo classista e o coordenador estadual da Central Sindical Classista (CSC), Volnei Rosalen, que explicou sobre a criação da CTB.


 


A Central surge após o esgotamento das possibilidades de continuidade de atuação da CSC na CUT, que adotou nos últimos anos uma prática acomodada, de falta de autonomia em relação ao governo e de desrespeito a pluralidade de opiniões. Também integram a CTB, além da CSC, outras forças progressistas do movimento sindical.


 


De acordo com a diretora eleita do Sindicato dos Servidores do Judiciário Catarinense, Liliane Araújo, o encontro marcou uma nova etapa no movimento sindical classista em Chapecó e região. “Estamos nos organizando em torno da idéia de criação de uma nova central sindical comprometida com a luta dos trabalhadores e que respeite a pluralidade de pensamento”, afirmou Liliane.


 


 O congresso de fundação da nova central vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de dezembro em Belo Horizonte. Cerca de 80 delegados de Santa Catarina devem participar.


 


Flávia R. Durgante


Chapecó-SC