Sem categoria

Brasileiros realizam ato de apoio ao processo boliviano

O Movimento Humanista de São Paulo realizará neste sábado (9), das 15h às 18h, na praça Kantuta, um ato de apoio ao governo de Evo Morales, eleito democraticamente pelos bolivianos para conduzir uma política que propõe novas alternativas ao neoliberalismo

A iniciativa inspirou-se no 2º Fórum Humanista Latino-americano, realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro, na cidade de La Paz, na Bolívia.


 


O Fórum declarou o apoio dos brasileiros e dos latino-americanos ao processo de transformações sociais, culturais e políticas pelo qual passa a Bolívia.


 


Em busca de contribuir para que essa caminhada avance da melhor maneira é que o movimento realizará o ato no sábado.


 


“O Movimento Humanista expressa seu total apoio à nova Carta Magna Boliviana e parabeniza o povo da Bolívia por seu exemplo de valentia para seguir rumo a um novo caminho com inclusão, justiça e liberdade, em defesa da Humanidade”, diz o convite para o ato.


 


A atividade é organizada dentro da perspectiva de integração dos povos do continente e também pretende oferecer apoio às demais nações latino-americanas que demonstram ter o objetivo de recuperar seus recursos naturais e, sobretudo, resgatar a dignidade de seus povos.


 


“A intenção maior da iniciativa é fazer com que a população brasileira, e de outros países, tomem conhecimento do surgimento de uma nova forma de civilização, capaz de atrair muitos olhos e corações esperançosos e interessados em expressar, por meio de múltiplas ações e campanhas, sua solidariedade com seus irmãos bolivianos”, conclui o convite.


 


Kantuta, um pedaço de Bolívia


 


Em São Paulo, a Bolívia fica na praça Kantuta, todo domingo, das 11h às 19h, onde acontece uma feira promovida pelos bolivianos que residem no Brasil. Malhas, programas de tv, comidas típicas: toda Bolívia está na praça. Duas mil pessoas visitam a Kantuta a cada domingo, e cerca de 90% delas são bolivianas, entre nativos e descendentes.


 


Segundo estimativa da Pastoral do Migrante Latino-Americano, há 200 mil bolivianos vivendo na capital paulista. Eles se encontram na praça aos domingos e se divertem ao reviver um pouco dos costumes de seu país.


 


Quem administra a feira é a Associação Gastronômica Cultural e Folclórica Boliviana “Padre Bento”, sustentada pelos próprios feirantes e por empresas ligadas, sobretudo, ao transporte Bolívia-Brasil.


 


Em 2001 a feira acontecia na praça Padre Bento, mas com grande movimento, a partir de 2002, ano de fundação da Associação, ela passou a acontecer na Kantuta, entre as ruas Pedro Vicente, Carnot e das Olarias.


 


A praça foi batizada de “Kantuta” em homenagem ao nome da flor que cresce no altiplano andino e que tem as cores verde, amarelo e vermelho, as mesmas da bandeira da Bolívia.


 


O evento dominical é legalizado e hoje são 90 barracas (em dias de festa, até 3 mil comparecem) que ocupam a praça todos os domingos. De acordo com Wilson Ferreira, presidente da Associação e dono de uma das barracas, a partir de 2007 o endereço estará no guia municipal de ruas da cidade.


 


O Movimento Humanista


 


A Comunidade é uma organização social e cultural sem fins lucrativos que adere à corrente de pensamento conhecida como Novo Humanismo. A Comunidade é a frente social e cultural do Movimento Humanista atualmente em desenvolvimento em mais de 109 países.


 


Devido ao aumento da violência em todas suas formas, a crescente desumanização e à desorientação que afetam às pessoas, aos grupos e às instituições em geral, a Comunidade propõe a transformação simultânea do indivíduo e seu meio imediato com o objetivo de construir uma nova sociedade e um novo mundo, tratando de criar condições para uma mudança de consciência nos seres humanos.


 


A Comunidade atua em duas grandes áreas de interesse. Primeiro, na difusão e promoção de todo tipo de atividade social e cultural que se enquadre dentro de sua proposta. Segundo, na formação de voluntários que queiram construir um novo mundo, solidário e não violento. A Comunidade para o desenvolvimento humano organiza, divulga e gera atividades que favoreçam o desenvolvimento pessoal e social em diferentes localidades, países e regiões do mundo.


 


Serviço


 


Ato de apoio ao povo bolivariano
Dia: 09/12
Local: Praça Kantuta (próximo a estação de metrô Armênia – linha azul)
Altura do nº 625 da Rua Pedro Vicente, bairro do Pari, São Paulo (SP). De transporte público desça na estação Armênia, saída para a rua Pedro Vicente. A praça da Kantuta está a 700 metros. De carro, vá pela Avenida Cruzeiro do Sul, sentido bairro, e vire à direita na rua Pedro Vicente.
Horário: das 15h às 18h