Sem categoria

Copom segue tendência conservadora e mantém juros em 11,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu manter a Selic (taxa básica de juros) em 11,25% ao ano. O anúncio confirmou a tendência conservadora da instituição – que, há três reuniões, não altera o valor da taxa.

Em 5 de setembro e em 17 de outubro, o Copom já havia estabelecido a Selic em 11,25%. A decisão anunciada nesta quarta-feira (5) taxa valerá pelos próximos 45 dias. Praticamente a unanimidade dos analistas previa a manutenção da Selic nesta reunião.


 


“Avaliando a conjuntura macroeconômica e o cenário prospectivo para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 11,25% ao ano, sem viés”, justificou-se o comitê em um comunicado. Seu próximo encontro ocorrerá nos dias 22 e 23 de janeiro de 2008.


 


O Copom foi instituído em junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. O colegiado é composto pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Desestatização, e Administração.


 


O Copom se reúne em dois dias seguidos. No primeiro dia da reunião, participam também os chefes dos seguintes departamentos do Banco Central: Econômico (Depec), Operações das Reservas Internacionais (Depin), Operações Bancárias e Sistema de Pagamentos (Deban), Operações do Mercado Aberto (Demab), Estudos e Pesquisas (Depep), além do gerente-executivo da Gerência-Executiva de Relacionamento com Investidores (Gerin).


 


Da Redação, com informações do UOL