BH completa 110 anos com muita festa

Belo Horizonte completa 110 anos no próximo dia 12 de Dezembro com muita festa e vários shows espalhados pela cidade. A Prefeitura de Belo Horizonte, com uma programação bastante eclética, promoverá espetáculos infantis, shows musicais e apresenta

A programação começa na parte da tarde, quando às 13h a “Orquestra Musical Show” se apresenta no bairro funcionários (rua Bernardo Monteiro, na feira Tom Jobim). Apesar de ser um grupo formado por pessoas da terceira idade, a orquestra anima o público de todas as faixas etárias.
 


As 17h é o momento das crianças se divertirem. (No Centro Cultural Alto Vera Cruz, que fica localizado na Rua Padre Júlio Maria, 1577) será apresentada a peça de teatro infantil “Maria Minhoca”. Além do espetáculo teatral, haverá muita música, brincadeira e diversão para as crianças. Ainda nesse horário, as pessoas que gostam de um bom Choro poderão apreciar a apresentação das bandas: Feijão com Pedra, Belo Choro, Flor de Abacate e Carona Brasil (Avenida Afonso Pena, 1212, Centro – em frente à prefeitura).
 


Na parte da noite três apresentações encerram as festividades.  Na Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, ocorrerá à exibição de filmes do projeto 110 anos de BH/ 110 anos de cinema. No bairro Prado (rua Cura Dar´s, 485, Prado) o “Coral de Cantos e Vozes do Natal” fará uma apresentação na qual o tema será canções natalinas. O concerto Musical 110, com Cid Ornellas, será o show responsável por encerrar a festa, acontecendo às 20h no Mercado da Lagoinha (avenida Antônio Carlos, 821, São Cristóvão)


 


Um Pouco da História de BH



 


Belo Horizonte pode ser considerada uma cidade que foi “descoberta pelo alto”. No ano de 1701, o bandeirante Leite da Silva Ortiz, que estava à procura de metal, encontrou um clima agradável e resolveu fazer uma pequena plantação e criar gado na Serra de Congonhas, hoje conhecida como Serra do Curral. Do ponto que estava o viajante observava o clima ameno e decidiu investir na agricultura, que pouco tempo depois despertou interesse dos moradores da região, que começaram a formar ao redor da Serra de Congonhas um pequeno povoado. Essa região que se formava no local recebeu o nome de Curral Del Rei, que futuramente se transformaria em Belo Horizonte.
 


Então, a partir daquele momento o pequeno povoado começou a crescer, elevando cada vez mais o número de moradores da região. Com essa nova população a produção na agricultura se intensificou e o comércio começou a proliferar pela região. No dia 12 de Dezembro de 1897, por uma exigência da Constituição do Estado, Belo Horizonte foi oficialmente reconhecida como cidade.
 


Hoje, após esses 110 anos, Belo Horizonte, segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, é a 6º capital mais populosa do Brasil, com uma população estimada em 2.412.937 habitantes. È considerada a terceira capital em importância econômica e demográfica do país, além de possuir rodovias que a ligam a mais três Estados (Rio, Espírito Santo e São Paulo) e o Distrito Federal.


 


De: Belo Horizonte


Rafael Mariano