Sem categoria

Paulo Henrique: “Quem mentiu? A 'Folha' ou os senadores?”

A Folha ouviu 77 senadores e 43 disseram que iam votar pela cassação de Renan Calheiros. Seriam necessários 41 votos para cassá-lo. Quer dizer, a Folha informou aos seus leitores que Renan seria cassado.


 


Por Pau

Trata-se, portanto, de um produto – o jornal Folha de S.Paulo – que merecia um processo no Procon. Ludibriou os leitores. Ludibriou aqueles que acreditam na Folha – e no que os senadores dizem à Folha. Renan foi absolvido por 48 votos (secretos).


 



48 senadores e Renan Calheiros derrotaram o PIG (Partido da Imprensa Golpista)de forma estrondosa e inequívoca. As acusações de João Lyra contra Renan Calheiros não tinham fatos que as sustentassem. O próprio relator, Jefferson Perez, admitiu que o depoimento de João Lyra deveria ser recebido “com reservas” e o que ele tinha a apresentar era um conjunto de indícios.


 


A defesa de Renan Calheiros foi brilhante. Ainda que relativamente fácil, já que era bater em gato morto. Os 29 votos a favor da cassação, são o “núcleo duro” do Senado que o tempo todo jogou para o PIG. Esta segunda acusação contra Calheiros nada mais era do que uma fabricação da imprensa que ecoou por uma parcela numericamente irrelevante do Senado.


 


Renan Calheiros é da base do Governo e é nordestino. Esses são dois motivos muito fortes para o PIG tentar destruí-lo. A maior derrotada é a revista Veja, a última flor do Fascio, que deu curso às declarações de João Lyra. Renan Calheiros não é um santo. Nem nenhum dos 29 que votaram contra ele.


 


Além disso há um senador que se comportou de forma patética na primeira e na segunda votação sobre Calheiros: Aloizio Mercadante, do PT de São Paulo, que até agora não sabe o que pensa e quem representa.


 


A “reportagem” da Folha é outra demonstração da campanha do PIG para cassar Renan. Não é a primeira vez que os senadores vendem um bonde à Folha. Dizem o que a Folha quer ouvir e votam como bem entendem. No primeiro julgamento de Renan, a Folha caiu no mesmo golpe.


 


Só no Brasil um jornal diz aos leitores – voto a voto – como senadores vão votar secretamente. Também só no Brasil um jornal publica na primeira página uma pesquisa de opinião pública sobre uma eleição que vai ocorrer daqui a três anos.


 


Em tempo: na edição desta quarta-feira, a Folha passa recibo: diz que 14 senadores mentiram, porque disseram o que a Folha queria ouvir e votaram de outra maneira. Pergunta: quem mentiu? Os 14 senadores ou a Folha, que acreditou neles e vendeu aos leitores a informação de que Renan ia ser cassado?


 


Adaptado de duas notas publicadas no site Conversa Afiada