Belarus e Rússia fazem cúpula para definir reunificação
Os presidentes da Rússia e Belarus, Vladímir Pútin e Alexandr Lukachenko, reuniram-se nesta sexta-feira (14) em Minsk em uma cúpula do Conselho Superior Intergovernamental do Estado Unificado, em um esforço para acelerar a integração entre os dois países.
Publicado 14/12/2007 16:15
Pútin chegou à noite em Minsk, em visita oficial para conversar com seu colega belarusso sobre questões concernentes à cooperação bilateral nas áreas econômica, comercial e militar, entre outros temas, assim como as perspectivas de uma unificação interestatal.
Em relação ao Conselho de alto nível, os mandatários analisarão uma agenda cheia, de 12 temas, com o objetivo central na aprovação do orçamento de 2008, estimado em 10% superior ao de 2007.
A iniciativa do modelo de unificação russo-belarusso cumpriu em abril de 2006 os 10 anos, mas até a data segue sem ser assinada a ata constitucional, frente a um acúmulo de obstáculos que impedem, sebretudo, uma real integração política e econômica.
Pútin e Lukachenko passarão em revista, mesmo assim, o cumprimento do programa de ação conjunta no plano da política externa para 2006-2007, segundo o programa oficial circulado pelo governo.
Outro tema importante pendente tem a ver com a coordenação do programa bilateral na esfera da defesa, segurança e luta contra o crime organizado.
O vice-presidente da Assembléia Parlamentar da Comunidade de Estados Independentes e deputado russo Serguei Baburin destacou por sua vez a vigência dessa problemática em relação à situação geopolítica regional e global.
Baburin considerou que ambos os estados encaram ameaças de uma confrontação militar por parte das potências ocidentais, matizada pelos planos de estabelecimento de sistemas de defesa antimísseis dos Estados Unidos na Europa.
Isto obrigou o país, sublinhou o vice-presidente do Parlamento Russo, a implantar uma moratória no Tratado de Forças Armadas Convencionais na Europa, que entrou em vigor esta semana.
Por outro lado, Baburin expressou confiança em que a visita de Pútin a Belarus contribua com resultados concretos em vistas à realização de um Estado Unificado.