Denúncia de ameaça contra países pobres agita conferência de Bali
Os países em vias de desenvolvimento, reunidos no G77, foram ameaçados com sanções comerciais durante as negociações de Bali, na Indonésia, sobre o futuro da luta contra a mudança climática, afirmou nesta sexta-feira (14) um representante do Paquistão.
Publicado 14/12/2007 11:44
“Os países em desenvolvimento foram submetidos a fortes pressões para aceitar compromissos e obrigações de redução dos gases de efeito estufa e, inclusive, ameaças”, declarou à imprensa Munir Akram, cujo país preside o G77.
“Não ouvimos ameaças quanto à ajuda (ao desenvolvimento), mas entendi que eram ameaças de sanções comerciais”, afirmou, sem citar os autores dessas ameaças.
A conferência da ONU sobre o clima tem como objetivo lançar um processo de negociação que resulte em um acordo para continuar lutando contra a mudança climática em 2012, data em que expira o Protocolo de Quioto.
Na opinião de Akram, “haverá um acordo porque queremos nos assegurar que isso não ameaçará os objetivos de desenvolvimento social e econômico dos países em desenvolvimento”.