Aracaju iluminada para o Natal

As noites de Aracaju estão mais bonitas, mais iluminadas. É Natal e a cidade se preparou para a festa com muita luz. Os prédios públicos e privados receberam cordões luminosos, a avenida Ivo do Prado, até a Beira Mar, enfeites de luzes e a árvore de Natal

A decoração natalina da cidade foi idealizada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e pela Fundação Cidade de Aracaju (Funcaju). Desde o último dia 5 que a cidade se iluminou com as luzes do Natal. A decoração permanece este ano por mais tempo e ao invés de ser desarmada no dia 6 de janeiro só será desmontada depois do Pré-Caju, em 13 de janeiro.


 


Mais de 20 mil metros de cordões elétricos foram encomendados, parte deles em São Paulo, direto do fabricante. Os adereços luminosos vão servir para enfeitar a Catedral Metropolitana, a sede da PMA, a Câmara de Vereadores, a Ponte do Imperador e outros prédios públicos, inclusive os mercados centrais.


 


“Está lindo”, exclamou a aposentada Maria de Lourdes da Fonseca, admirando a Ponte do Imperador, que apesar das questões jurídicas que vem enfrentando – por ser um patrimônio tombado – recebeu os cordões luminosos. De acordo com o gerente de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Calos Mota, todo o Centro até a Atalaia receberão um toque de luz do Natal. “É uma decoração especial”, disse.


 


No estuário do rio Sergipe, bem defronte ao bairro 13 de Julho, a árvore da Energipe, imponente, brilha e é vista a distância. São 37 mil lâmpadas comuns e mais duas mil especiais que dão um toque luminoso à árvore, que brilha no rio desde 1999. Este ano, ela ganhou mais altura – passou de 87,5 metros para 110m11 – e também mais lâmpadas. Foi inaugurada às 20 horas desta segunda-feira e permanece armada até o dia 13 de janeiro. A potência gerada pela árvore – 705 KVA – é capaz de atender um município de até 2.820 domicílios.


 


Fonte: JC