Sem categoria

Presidente paquistanês levanta estado de exceção

O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, revogou neste sábado (15) o estado de exceção imposto no país em 3 de novembro. Musharraf promulgou uma ordem presidencial para encerrar a medida e restaurar a Constituição, informou a emissora de TV local Geo T

O estado de emergência durou 43 dias e foi aplicado com o pretexto de “garantir a segurança contra o terrorismo” no único país islâmico nuclear.



A Constituição, promulgada em 1973, voltou a reger no país ainda que com algumas emendas. O presidente, segundo a TV, prepara um discurso ao país.



Musharraf, de 64 anos e que tomou o poder em 1999 com um golpe de Estado militar, jurou no mês passado para o seu segundo mandato presidencial de cinco anos, após ter renunciado à chefia das Forças Armadas.
   


Em 3 de novembro impôs o estado de exceção acusando a Corte Suprema de paralisar a obra do governo. Por isso, destituiu todos os juízes considerados hostis, que estavam a ponto de declarar ilegitimidade de sua eleição como presidente e os substituiu por magistrados aliados.
   
   
Durante esse período foram presos cinco mil ativistas, trina dos quais permanecem ainda em prisão. Além disso, os meios de comunicação foram alvo de censura.