Sem categoria

CTB saúda os 100 anos do 'genial cidadão' Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer foi homenageado no Congresso de Fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil — que ocorreu de quarta a sexta-feira, em Belo Horizonte (MG). Uma moção aprovada por unanimidade saudou os 100 anos do “genial cida

Na justificativa, o texto diz que “a trajetória de uma nação é um processo construção histórica, permeado de vicissitudes. São caminhos não traçados, que sobrepujam altos e baixos, curvas e retas, mato e concreto. Na formação do Brasil, um dentre milhões de cidadãos apontou para a beleza que se pode extrair do mais duro chão, da mais dura pedra”.


 


A moção também destaca contribuições do arquiteto ao Brasil e aos brasileiros. “Oscar Niemeyer ajudou a construir este país, de curvas generosas, de rampas salutares, de luzes involuntárias. As trabalhadoras e os trabalhadores do Brasil se confraternizam com os 100 anos desse genial cidadão, que nos ajudou a construir um país com a cara de seu povo.”


 


O próprio Niemeyer, ao comemorar seu aniversário, no Rio de Janeiro, reafirmou que os arquitetos erram quando querem ser lembrados apenas por sua obra. “Mais importante é o homem”, declarou o artista centenário, que é marxista convicto e ex-filiado do Partido Comunista do Brasil.


 


O congresso da CTB ocorreu na mesma Belo Horizonte onde projetos de Niemeyer começaram, nos anos 40, a ganhar reconhecimento internacional. É de sua autoria o célebre Conjunto da Pampulha — marca do chamado “Estilo Brasileiro de Arquitetura”. Ele também legou à capital mineira obras como o Conjunto Governador Kubitschek, a sede do Banco Mineiro da Produção, o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública Estadual.


 


De Belo Horizonte,


André Cintra


 


Leia também: Renato Rabelo destaca contribuição de Niemeyer ao Brasil