Sem categoria

Censo com tecnologia de ponta mostra expansão das lavouras

A área de lavouras dos estabelecimentos agrícolas brasileiros aumentou 83,5% em dez anos, conforme o Censo Agropecuário de 2006, divulgado nesta sexta-feira (21) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já a área de pastagens reduziu-s

O Censo verificou crescimento da participação relativa da área de lavoura em relação às áreas de pastagem e florestas que, em 1970, era de 4,5; em 1995, 4,2; e passou para 2,2 em 2006. Apesar do avanço, as lavouras ainda ocupam uma fatia estreita da área total dos estabelecimentos agrícolas: 21,6% do total, contra 28,2% das matas e 50,2% das passagens, que embora em retração ainda ocupam ocupam mais da metade do total.



Áreas de crescimento da pecuária



Na Região Norte houve o maior aumento relativo na área de lavoura em relação a 1996: 2. 275,6%. Os menores incrementos foram observados no Sudeste (50,0%) e no Sul (48,8%), Regiões de ocupação mais consolidada. Num patamar intermediário, estão as Regiões Centro-Oeste (95,6%) e Nordeste (114,7%).



Segundo o IBGE, a expansão das terras de lavoura corresponde à progressiva inserção do país no mercado mundial de produção de grãos (especialmente a soja). Já a redução das pastagens aponta para a prática de uma pecuária mais intensiva, já que o rebanho bovino aumentou em 16 milhões de cabeças entre 1996 e 2006.



O Censo Agropecuário identificou novas áreas de expansão da  pecuária bovina no leste do Pará, na região contígua do o noroeste do Maranhão e em praticamente todo o estado de Rondônia. Outra área de aumento de ocupação por bovinos é a faixa ao longo do Rio Amazonas e alguns afluentes importantes, desde o norte do Pará, seguindo em direção ao norte do Acre.



Nas áreas onde já havia desenvolvimento da pecuária é que aconteceu a redução da área de pastagens,  sobretudo, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, do Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, onde o Censo Agropecuário indica a intensificação da atividade.



Inovações tecnológicas



As operações dos Censos 2007, que incluem o Censo Agropecuário 2006 a Contagem da População 2007, começaram no dia 16 de abril de 2007 em todo o país. A rede de coleta do IBGE contou com 1.111 pontos com microcomputadores e acesso à internet por banda larga, 700 deles com transmissão via satélite.



A grande inovação tecnológica dos Censos 2007 foi a utilização pelas equipes de campo de cerca de 82 mil computadores de mão (Personal Digital Assistants – PDA), em substituição aos tradicionais questionários de papel. Dotados de equipamentos de GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global, em português), os PDAs possibilitaram aos recenseadores melhor localização nas áreas de coleta (setores censitários), anteriormente auxiliada apenas por mapas impressos, bem como a captação precisa das coordenadas geográficas de estabelecimentos agropecuários e dos domicílios associados. As vantagens da coleta eletrônica foram inúmeras, principalmente no que diz respeito à rapidez e agilidade nas entrevistas, processamento das informações recolhidas e comunicação dos resultados à sociedade.



Com informações do IBGE