Sem categoria

Fidel e Chávez têm encontro de trabalho de duas horas e meia

''Os presidentes Fidel Castro Ruz (de Cuba) e Hugo Chávez Frías (da Venezuela) tiveram na tarde de ontem (20) um emocionado e fraternal encontro'', anuncia em sua edição desta sexta-feira (21) o diário Granma, de Havana. Cuba divulgou uma foto do

A reunião foi ''expressão da profunda amizade que une nossos povos e líderes'', diz o jornal, mas enumera também uma pauta de trabalho. ''Fidel e Chávez trocaram opiniões sobre a Cúpula da Petrocaribe, que se realizará hoje em Cienfuegos (na costa sul da Ilha, a 260 km de Havana), a construção naquela cidade da Refinaria Camilo Cienfuegos (nome de um herói cubano, um dos mais célebres guerrilheiros de Sierra Maestra), que trará benefícios para Cuba e outros países caribenhos, a frutífera colaboração entre Cuba e Venezuela, a próxima cúpula da Alba e a situação internacional''.



Desde julho do ano passado Fidel, 81 anos, está afastado de suas funções presidenciais, devido a problemas de saúde. Desde então ele não foi visto em público, mas à medida em que sua recuperação avançava passou a receber personalidades e escrever uma série de artigos, intitulada Reflexões.



A cúpula da Petrocaribeocorre nesta sexta-feira com a presença de doze chefes de Estado e de governo, como Chávez e o presidente do Haiti, René Preval, que já está na Ilha. A petrocaribe é um mecanismo de cooperação energética, com 16 países-membros, dos quais apenas a Venezuela é um grande produtor petroleiro – embora haja a expectativa de reservas a prospectar na plataforma do Mar do Caribe. A refinaria Camilo Cienfuegos deve dobrar a capacidade de refino cubana, hoje da ordem de 130 mil barris diários.



Da redação, com Granma e agências