PCdoB assume Prefeitura de Jaraguá do Sul
Desde a manhã desta sexta-feira, dia 21, a Prefeitura de Jaraguá do Sul (SC) está sob o comando do PCdoB. A vice-prefeita Rosemeire Puccini Vasel assume o cargo durante as férias do titular, Moacir Bertoldi, permanecendo à frente da administração municipa
Publicado 21/12/2007 18:00 | Editado 04/03/2020 17:14
Participaram da cerimônia de posse da nova Prefeita de Jaraguá do Sul Dilermando Toni, membro do Comitê Central do PCdoB, Janete Ely e Volnei Rosalen do secretariado do PCdoB/SC, inúmeros membros do Comitê Municipal do PCdoB de Jaraguá do Sul e servidores públicos da prefeitura.
A posse da prefeita foi marcada por dois simbolismos. O primeiro é o fato de Rose Vasel ser a primeira prefeita comunista em Santa Catarina, enaltecendo mais uma vez a participação das mulheres na política, tradição já consolidada no PCdoB.
O segundo, foi a lembrança de Dilermando Toni de que sua primeira estada na cidade se deu na década de 1970 – de forma clandestina – para fazer um curso de 10 dias na WEG, e que hoje participa da posse da Prefeita da cidade. “Valeu a pena a luta de tantos que tombaram no regime militar para hoje participarmos deste momento de democracia. Sabemos que ainda temos muito a construir”, analisou Toni, durante sua fala na posse da prefeita.
O município de Jaraguá do Sul possui um orçamento estimado em R$ 244 milhões para 2008 e ostenta o mais alto índice de industrialização entre as dez maiores cidades catarinenses. Nada menos que 78,7% da sua economia têm origem na indústria, gerando o segundo maior PIB industrial do Estado (R$ 2,7 bilhões).
Fundado oficialmente no município em outubro deste ano, o PCdoB mostra sua força política. Além da agora Prefeita Rose Vasel, o Partido conta com mais dois cargos no primeiro escalão do governo municipal, com Anésio Alexandre à frente da Secretaria de Educação e Jean Leutprecht, Secretário de Esportes.
De Jaraguá do Sul
Mário Papen e Janete Ely