AL amplia complexo de Comunicação e dá transparência ao Legislativo

Primeiro foi a modernização do portal na Internet (www.al.ce.gov.br), depois, a inauguração da TV Assembléia, que destacou-se como a primeira emissora de canal aberto vinculada a um Parlamento Estadual, trabalhando e

A criação e manutenção dessas ferramentas integram o que hoje a Assembléia denomina de Complexo de Comunicação, uma das prioridades da atual Mesa Diretora, presidida pelo deputado Domingos Filho, do PMDB, que ressalta: “o povo de todo o Ceará, seja da Capital como do Interior, pode acompanhar de perto a atuação dos seus deputados por meio, da TV e FM Assembléia que transmitem nossas sessões e debates“.


 


 


Além disso, Domingos reitera outra marca de sua legislatura: a participação efetiva da população nas decisões do Legislativo que, de acordo com ele, tem aumentado depois que o complexo começou a funcionar. Essa ligação mais próxima dos cearenses com o Parlamento ganha reforço com as novas parcerias firmadas pela Assembléia. Em 2007, depois que convênios foram celebrados com a TV Ceará (TVC), a TV Verde Vale, de Juazeiro do Norte, e a TV Sinal, de Aracati, a TV Assembléia tem seu sinal transmitido aos 184 municípios do Estado, que podem acompanhar as sessões plenárias e audiências públicas ao vivo, assim como os eventos realizados pelas Comissões Técnicas da Casa.


 


 


A audiência da TV Assembléia foi ampliada neste final de ano com o início das transmissões das sessões ordinárias da Casa em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras,) promovendo a inclusão de expressivo segmento da população formada pelas pessoas com deficiência auditiva. Na mesma linha, o novo Portal da Assembléia, depois de totalmente reformulado, também incorporou ferramentas como o Dos Vox que possibilita o acesso às pessoas com deficiência visual. Ainda no âmbito da TV, outras novidades foram lançadas este ano como a estréia do telejornal Primeiro Expediente, que apresenta, no inicio da manhã, a programação de eventos e notícias do Estado e a exibição do programa Jogo Político.


 


 


 


Seguindo o processo de ampliação dos veículos da Casa, foi lançado o Jornal Assembléia Notícias, com uma tiragem de 10 mil exemplares, e a Revista Plenário ganhou design gráfico mais moderno, ampliou espaço para matérias de cunho social e discussão de projetos em tramitação na Casa e temas como segurança pública, meio ambiente, turismo e trânsito. “Todos esses aperfeiçoamentos e idéias têm um único objetivo: dar cada vez mais transparência ao que é discutido na Assembléia e fazer com que o povo se aproxime dos seus representantes“, explica a jornalista que coordena o setor de Comunicação Social da Assembléia, Sílvia Góes.


 


 


Fonte: Assembléia Legislativa