Prefeito de Vitória (ES) destaca realizações e perspectivas para 2008

O prefeito João Coser  fez um balanço da administração em 2007 e falou das perspectivas para Vitória capital do ES em 2008. Acompanhe abaixo os principais destaques apontados pelo prefeito em entrevista dada ao portal da prefeitura:

Vitória On Line: Prefeito, a cidade acompanha de perto as grandes obras que estão em andamento e se observa que Vitória já é outra, o que o Sr. destaca nas realizações deste ano?


 


Prefeito João Coser: Nós fizemos muito, Vitória é realmente outra cidade. Conseguimos bons resultados na redução das desigualdades. O mesmo que estamos realizando em Camburi e na praça do Papa já foi feito em Santo Antônio – na praça Dom João Batista – e será realizado nas orlas de Maria Ortiz e Nova Palestina. Queremos infra-estrutura de qualidade em toda a orla de Vitória. Temos também os avanços sociais.


 


Vitória On Line:Então, prefeito, o seu governo gostaria de ser reconhecido como o governo que cuida das pessoas. Isto já é uma realidade?


 


Prefeito João Coser:Sim, já temos muito a comemorar. Implantamos o atendimento odontológico 24h para os casos de emergência, além de todos os tratamentos dentários que realizamos no dia-a-dia. Só em 2007 demos ordem de serviço para a construção de três unidades de saúde, adquirimos nove ambulâncias e repassamos R$ 15 milhões para reforma e aquisição de equipamentos dos hospitais localizados no município.


 


Inauguramos uma nova academia popular em São Pedro, ampliamos o projeto Vitória de Todas as Cores e outros projetos habitacionais. Fizemos diversos eventos esportivos, inauguramos dois Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dois CAJUN's (projeto Caminhando Juntos) e um centro de Convivência para a Terceira Idade. É importante destacar que toda obra física de assistência social, cidadania, da saúde, da educação, vem com infra-estrutura de atendimento, de acompanhamento ao cidadão. Por isso, podemos dizer que os investimentos sociais são grandes.


 


Vitória On Line:E o futuro de Vitória, o que reserva? O que a população pode esperar da administração em 2008?


 


Prefeito João Coser:Eu estou extremamente otimista com o futuro da nossa cidade, porque ao mesmo tempo em que enumeramos obras e lutamos para diminuir as desigualdades, recebemos reconhecimentos que comprovam nossos avanços. Vitória é a cidade que mais gerou empregos entre as cidades com mais de 30 mil habitantes, segundo o Ministério do Trabalho, e a cidade com maior PIB per capita, comprovado em pesquisa do IBGE. Isso demonstra que estamos no caminho certo e em 2008 não será diferente.


 


Vitória On Line:Então vamos situar nossos leitores e enumerar o que teremos em destaque nas áreas?


 


Prefeito João Coser: Na saúde aceitamos um desafio que é gerir a média complexidade (exames especializados) no município. Hoje, essa gestão é de responsabilidade do Governo do Estado e vamos promover uma grande mudança, trazendo marcação de exames e outras ações para o município, para tentar desafogar esta área e diminuir as filas nos hospitais. O projeto é transformar o Hotel Príncipe, que fica na Ilha do Príncipe, em um grande centro de Especialidades e já demos ordem de serviço para construir um outro Centro de Especialidades na Policlínica de São Pedro.


 


Habitação: Na habitação teremos o maior investimento da história do município. Vamos dar a ordem de serviço para a reforma dos edifícios Pouso Real, Estoril e Tabajara, no Centro, que vão abrigar famílias com renda média. E mais outros tantos projetos que já estão em andamento, como o Vitória de Todas as Cores, que foi ampliado para diversos bairros da cidade e o projeto Terra Mais Igual, que vai transformar a vida dos moradores do bairro São Benedito e entorno. Também vamos substituir 283 barracos por casas de alvenaria na região de São Pedro.


 


Meio ambiente: Em 2007 nós criamos três novos parques em nossa cidade, com área de preservação ambiental. E isso é uma grande conquista numa capital do tamanho de Vitória e já quase totalmente ocupada. Em 2008 teremos mais um parque, na área do bairro São Benedito, com a chegada do projeto Terra Mais Igual por lá. Contratamos agora um estudo para diagnosticar o comportamento do mar, a chamada “engenharia costeira” da ilha, nos próximos 20 anos. O comportamento das marés e até mesmo as correntes marinhas e os intervalos e intensidade de ondas estarão em foco para o planejamentos das intervenções próximas ao mar.


 


Quero lembrar também que Vitória caminha para ser a primeira capital do país a ter 100% do esgoto tratado. Nós vamos promover obras de saneamento na Grande Santo Antônio e Grande São Pedro, em 17 bairros. Já iniciamos os trabalhos em Camburi e o Governo do Estado se comprometeu a realizar as obras da bacia de Jucutuquara, das ilhas do Boi e do Frade, e do Centro.


 


Segurança: O videomonitoramento, uma parceria com o Governo do Estado, funcionará plenamente no início de 2008. É mais uma ferramenta para a prevenção à violência e, mais ainda, um mecanismo para monitorar eventuais transtornos na cidade, como problemas com o trânsito e pequenos acidentes de diversas naturezas. Os órgãos competentes serão acionados mais rapidamente.


 


Outro projeto, o Orla Segura, vai cuidar das nossas praias, para evitarmos os acidentes com embarcações e também atuar na conscientização dos banhistas. Teremos uma guarda municipal mais equipada, com uniformes diferenciados e um aumento no efetivo a partir de abril.


 


Transporte e Mobilidade: Talvez seja o nosso maior desafio atualmente. A frota de veículos em Vitória cresce acima da média nacional e a cidade não estava preparada para o desenvolvimento que estamos experimentando neste momento. Por isso, a ampliação das principais vias e pontes de acesso à cidade eram urgentes e inadiáveis, como medidas de curto prazo.


 


A longo prazo, discutimos com a cidade algumas alternativas como o metrô leve, que agora se mostrou viável, após os estudos de mobilidade urbana que contratamos. Em breve, com o apoio dos governos Estadual, Federal e dos municípios da Região Metropolitana, poderemos ter um meio de transporte mais rápido, com maior capacidade de atendimento à população e, principalmente, mais limpo, pois não polui o meio ambiente.


 


Educação: Este ano, pela primeira vez, distribuimos uniformes escolares a todos os alunos da Rede Municipal e estamos construindo cinco novas unidades. Vitória conta com um número de vagas no ensino fundamental capaz de atender a todas as crianças do município e com uma equipe de professores e profissionais de ensino altamente qualificada.


 


Em 2008, vamos ampliar o atendimento em horário integral para as nossas crianças e jovens e queremos todas as crianças na escola, inclusive na educação infantil. A grande conquista será a construção dos Centros de Educação Unificada (CEUs), que serão grandes espaços em Consolação e Inhanguetá, com áreas de esporte, lazer Escola de Ensino Fundamental e Centro de Educação Infantil.


 


Gestão da Cidade: Criamos agora um canal direto com a população, o Fala Vitória 156, que reúne diversos serviços da administração em um único número, para atender reclamações, sugestões ou dúvidas dos contribuintes.


 


Na gestão da cidade, além das discussões do Orçamento Participativo, que decidem diversas obras a serem realizadas no município, criamos agora a Agenda Vitória. Na Agenda temos um conselho com 121 conselheiros de diversos segmentos da cidade que vão se reunir para discutir as prioridades para Vitória nos próximos 20 anos.


 


Vitória on line: Prefeito, obrigado pelas informações. O Sr. gostaria de deixar uma mensagem final para os leitores do nosso site?


 


Prefeito João Coser: Como mensagem final eu quero deixar o desejo de um bom ano para todos e que possamos construir juntos uma cidade melhor, com menos desigualdades sociais e com muita paz.


 


fonte: Prefeitura de Vitória, capital do ES.