Sem categoria

Eleição presidencial americana começa embolada em Iowa

A seleção dos candidatos à eleição presidencial estadunidense, no estado de Iowa, meio-oeste, não tem favoritos nítidos nem entre os democratas nem entre os republicanos. A última pesquisa, publicada nesta quinta-feira (3) pelo principal jornal de Iowa, o

A vantagem contradiz a escolha editorial do Des Moines Register, que decidiu apoiar a senadora Hillary Clinton, no Partido Democrata, e John McCain no Republicano (nos Estados Unidos, ao contrário do Brasil, é praxe os órgãos de imprensa explicitarem suas preferências eleitorais). Os simpatizantes dos dois partidos que monopolizam a vida política americana escolherão seus preferidos, pelo sistema de caucus (reuniões), entre oito pré-candidatos democratas e sete republicanos.



Os números da pesquisa



A pesquisa do jornal local atribui a Barack Obama 32% das intenções de voto dos eleitores democratas dos caucus de Iowa, seguido por Hillary Clinton, com 25%, e John Edwards, com 24%, virtualmente empatados. Edwards é visto pelos analistas como fora do páreo, mas concentrou todo o seu esforço no caucus de Iowa.
Na disputa republicana, Mike Huckabee, ampliou sua vantagem e tem agora 32%, seguido pelo ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney (26%) e por John Mc Cain (13%). Já na pesquisa Zogby-Reuters divulgada ontem, Hillary está empatada com Obama, seguidos de perto por Edwards, e Romney registra a mesma porcentagem que Huckabee.



Segundo Jim Mc Cormick, diretor do departamento de Ciências Políticas da Universidade Iowa State, essa é a primeira vez na história em que não há um claro favorito em nenhum dos dois partidos. “O campo está totalmente aberto e há grandes chances de um empate técnico, com os candidatos aparecendo com pequenas margens de vantagem”, disse McCormick.



Da redação, com agências