Prefeitura procura antecipar-se aos desastres

Não apenas correr atrás dos prejuízos, mas antecipar-se a eles através de uma política de prevenção. Esta foi a decisão do prefeito Serafim Corrêa ao criar em 2007 o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC)

Antecedido por um período de discussões, o plano foi instituído em outubro através de decreto assinado por Serafim, sendo um conjunto de ações de socorro, assistenciais e recuperativas que tem como principal objetivo minimizar os efeitos de desastres ou acidentes, sendo coordenado e supervisionado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec). A providência seguinte foi a atualização do mapa das áreas de risco da cidade.


 


Para o secretário Antônio Carlos Marques, a criação do plano foi fundamental, pois Manaus, cidade com quase dois milhões de habitantes, sempre dependeu de ações voluntárias quando ocorriam desastres, como as chuvas de abril, que alagaram bairros inteiros.


 


Além da participação das secretarias municipais, a Semdec conta com a colaboração da população em suas ações através dos 265 agentes voluntários, que atuam de forma permanente e não somente no período de emergência na transmissão de orientações à comunidade, além de 500 agentes mirins, estudantes oriundos de escolas municipais que têm de 12 a 14 anos e que estão cursando da 5º à 8º série. Todos passaram por um curso de formação que possibilitou conhecimento quanto aos fatores geradores de riscos.


 


Marques ressalta que o trabalho da Semdec é muito mais amplo do que apenas atuar quando acontecem as tragédias. “O principal objetivo do projeto é mostrar à população que a prevenção é a melhor forma de evitar tragédias. A atuação dos voluntários tem papel fundamental nessa ação”, afirma.


 


Outro ponto que colaborou para a criação de uma política preventiva foi a assinatura de decreto criando o Conselho Municipal de Defesa Civil, que tem como objetivo propor política, programas e ações preventivas na área da defesa civil.  O conselho encontra-se em processo de implantação sendo formado por secretarias municipais e entidades da sociedade civil organizada.


 


Ainda em 2007, a Semdec realizou inúmeras campanhas preventivas para esclarecer a população. A maior delas aconteceu durante a 4ª Semana de Defesa Civil, quando foram distribuídos cartilhas e folders pelos agentes mirins e voluntários em todas as zonas da cidade.


 


A Semdec atendeu durante o ano de 2007 cerca de 53 mil pessoas nas  15 edições do programa Ação de Cidadania, desenvolvido em parceria com outras secretarias municipais. O programa tem como principal objetivo levar cidadania população por meio de atividades como emissão de carteiras de trabalho e de identidade, palestras sobre saúde bucal, distribuição de kit odontológico, atendimentos médicos, aplicação de vacinas, cortes de cabelo, informações jurídicas e distribuição de mudas de árvores.


 


De Manaus,
Chris Reis