Brigas de gangues mataram 27 adolescentes em Londres
Um adolescente foi morto a facadas, dois outros feridos, um deles gravemente, em uma batalha entre gangues juvenis rivais, neste sábado (5), em Larner Road Estate, um sinistro conjunto habitancional popular em Erith, sudeste de Londres. Na madrugada do di
Publicado 07/01/2008 21:27
A polícia pretende endurecer a repressão. Bob Carr, comissário em chefe do distrito de Islington, bairro da zona nordeste particularmente atingipo por essa onda criminal, pediu uma pena automática de cinco anos de prisão para todo adolescente maior de idade apanhado portando uma faca. O policial recebeu o apoio de associações de proteção da juventude como a Knives Destroy Lives Campaign (Campanha “Facas Destróem Vidas”) ou a Mothers Against Guns (“Mães contra as Armas”.
“Loteria do Código Postal”
O fenômeno, que atinge os bairros problemáticos das grandes cidades inglesas, foi batizado de Postcode Lottery (“Loteria do Código Postal”). Não se trata de uma revolta contra as instituições, a escola ou a polícia. Os “selvagens” adolescentes britânicos se enfrentam com seus contemporâneos pelo controle de territórios urbanos.
Conforme os estudiosos dos conflitos, mesmo que a maioria dos atacantes e das vítimas sejam de origem antilhana ou africana, o território trancende a raça ou religião. Armados de facas, estiletes, machadinhas ou revólveres, eles brigam “para proteger seu território como se fosse a única coisa que possuem”, diz Shaun Sawyer, chefe de uma equipe anti-gangues da Scotland Yard.
Em entrevista ao Sunday Telegraph, o ministro do Interior do governo trabalhista, Jacquie Smith, prometeu montar um dispositivo “robusto” para combater o fenômeno. Conforme uma pesquisa, dois terços dos britânicos avaliam que o Partido Trabalhista fracassou no combate à insegurança.
Com informações do Le Monde