Vila do Pan segue sem moradores
O local que hospedou os atletas pan-americanos segue até hoje sem moradores. O motivo é o impasse entre os compradores dos apartamentos e a Agenco – a empresa responsável pela construção dos prédios. Além disso, a Prefeitura do Rio não deu o Habite-se, do
Publicado 07/01/2008 19:20 | Editado 04/03/2020 17:05
Para lutar pelos seus direitos, os futuros moradores criaram a Associação dos Moradores da Vila do Pan (AVP). Segundo Valdemir Luiz, diretor da AVP, a principal reclamação é a cobrança abusiva de juros pela Agenco, o que segundo os proprietários não estava previsto no contrato.
Outro problema enfrentado pela Associação é em relação ao Habite-se. Sem esse documento eles não podem receber a escritura dos apartamentos. A Prefeitura do Rio alega que falta um documento da Agenco. Ao mesmo tempo, para a Caixa Econômica Federal, que financiou o projeto, a obra só pode ser considerada terminada após a emissão dessa decisão da Prefeitura.
Os condôminos também querem saber porque o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) pagou R$ 25 milhões para Agenco pelo aluguel dos apartamentos. De acordo com eles, isso também não está no contrato. Esse caso está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
A Vila do Pan tem 1.480 apartamentos e 17 prédios, que durante os jogos foram cedidos para os 5.500 atletas.