Combate a dengue é prioridade em Sobral

Como parte da política municipal de combate à Dengue, a Secretaria da Saúde e Ação Social tem investido de forma intensiva na vedação de reservatórios preferidos pelo mosquito da Dengue. Entre os reservatórios domiciliares de água, as caixas-d’água estão

Isso pode ser confirmado por pesquisas científicas, que evidenciam que dentre os reservatórios domiciliares de água, as caixas-d’água são os reservatórios onde mais se encontram as formas imaturas do mosquito. Dados do Centro de Controle de Zoonoses de Sobral, obtidos através de um levantamento de índice de infestação do Aedes aegypti ao longo do ano, apontam que as caixas-d’água são responsáveis por 26% dos criadouros do mosquito.


 


 


Como base nestes estudos, a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral já realizou a vedação com tela em 3.379 reservatórios de água (caixas e tanques) até o dia 30 de novembro de 2007. Neste mesmo período, a Secretaria da Infra-Estrutura vedou 600 reservatórios com laje valterrana. A operação de guerra contra a Dengue tem como objetivo reduzir o risco de proliferação de criadouros do mosquito e, conseqüentemente, a transmissão da doença. Todavia, o levantamento ainda aponta a existência de 6.747 caixas-d’água descobertas, sendo 4.916 na sede e 1.831 em distritos e localidades. Na sede, os bairros do Centro, com 1.145, Alto do Cristo com 741 e Terrenos Novos com 477 caixas-d’água descobertas, encabeçam a lista. Nos distritos, Aprazível, com 320, Rafael Arruda com 211, e Jaibaras, com 204 caixas-d’água, apresentam maior incidência.


 


 


Esse número fez com que a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Saúde e Ação Social, tomasse a decisão de cobrir todas as caixas-d’água abertas de Sobral, num programa que contará com investimento da ordem de R$ 95.000,00. Esta ação vem sendo intensificada e, como resultado, 735 caixas-d´água foram cobertas apenas na primeira semana de dezembro. Para garantir a eficiência desta ação, o proprietário ou inquilino de imóvel beneficiado, deve assinar um termo de responsabilidade, através do qual se compromete com a manutenção da vedação dos reservatórios, os quais serão vistoriados pelos agentes de controle de endemias. 
 


Fonte: Prefeitura Municipal de Sobral