Sem categoria

Propotestos fazem Papa cancelar visita à Universidade de Roma

Vitória da razão contra o obscurantismo. Assim comemorou a comunidade acadêmica quando soube do cancelamento visita do Papa Bento XVI à Universidade La Sapienza de Roma, programada para a próxima quinta-feira, dia 17, por ocasião da inauguração do

“Devido ao caso bem conhecido em relação à visita do Santo Padre à Universidade La Sapienza, que, a convite do Reitor Magnífico, seria realizada em 17 de janeiro, considerou-se oportuno adiar o evento. O Santo Padre enviará, de todos os modos, o discurso previsto”, afirmou o Escritório da Imprensa da Santa Sé.


 


Um grupo de 67 professores tinha pedido a anulação da visita por considerar o Papa um “obscurantista” e por “ter dito, em 1990, que o processo da Igreja contra Galileu tinha sido razoável e justo”. Grupos de estudantes tinham convocado manifestações de protestos para a próxima quinta-feira.


 


Mais de 60 professores assinaram um pedido contra o convite ao papa, que consideram “incoerente” para uma universidade laica.


 


Um grupo de estudantes decidiu lançar uma “semana anticlerical” e organizou a exibição de um filme sobre Galileu (condenado pelo Vaticano por suas teorias sobre o universo) para protetar contra a visita do Papa.


 


Diante dos protestos, o Papa se limitará a enviar o texto do discurso que havia programado pronunciar em uma das universidades mais antigas do Velho Continente. Trata-se da primeira vez que, durante seu pontificado, iniciado em 2005, Bento XVI se vê obrigado a desistir de participar em um ato público pelos protestos e polêmicas que suscita.


 


Com agências internacionais