Morre professora e fundadora do PT-MA Ieda Batista
Morreu na madrugada desta quinta-feira,17, na cidade do Rio de Janeiro, a professora Ieda Batista. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos e o enterro acontece somente nesta sexta-feira, 18 de janeiro, no Parque da Saudade [Vinhais]
Publicado 17/01/2008 12:01 | Editado 04/03/2020 16:48
Morreu na madrugada desta quinta-feira,17, na cidade do Rio de Janeiro, a professora Ieda Batista. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos e o enterro acontece somente nesta sexta-feira, 18 de janeiro, no Parque da Saudade [Vinhais].
Uma das fundadoras do PT no Maranhão, Ieda militou no movimento docente da Universidade Federal do Maranhão(UFMA) e nos movimentos de direitos humanos e de mulheres.
Ieda articulou no início dos anos 80 o Comitê de Mulheres da Ilha, que deu visibilidade e organizaçao ao movimento pela igualdade de gênero no Maranhao. Ela também teve destacada atuação na organização da Associação de Professores da UFMA.
Em 1982 Ieda concorreu às eleições como candidata a deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores. Ela também assessorou a deputada estadual Helena Heluy(PT).
O deputado federal Flávio Dino(PC do B) lamentou a morte “de uma grande militante da esquerda maranhense, que marcou sua vida pela coerência de princípios e dedicação à luta do povo”. O presidente do Comitê Municipal do PC do B, Márcio Jerry, também enviou condolências à família. “Conheci a professora Ieda ainda antes de chegar à UFMA e tive o privilégio de conviver com ela em várias jornadas de luta na Universidade e fora dela. O PC do B se solidariza e se junta à família da professora Ieda neste momento de dor”,disse.
(com informações da Assessoria de Imprensa da deputada Helena Heluy)