Sem categoria

As Farc libertarão mais três prisioneiros

Os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste domingo (3)  que vão libertar mais três prisioneiros, após esforços de mediação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e de outros governos aliados.

Em comunicado, as Farc não fixaram a data da libertação dos prisioneiros, identificados como Gloria Polanco, Luis Eládio Pérez e Orlando Beltrán; todos eles haviam sido presos em 2001.


 


O ministro colombiano do Interior, Carlos Holguín, disse a jornalistas que o governo do presidente Alvaro Uribe dá boas vindas à decisão da guerrilha. “Estamos dispostos a fazer tudo o que for necessário para que esses cidadãos recuperem a liberdade”, acrescentou.


 


A partir de um esforço de mediação liderado por Chávez, as Farc libertaram dois prisioneiros em 10 de janeiro; a guerrilha ainda mantém cerca de 40 prisioneiros, entre eles três mercenários americanos e a ex-senadora Ingrid Betancourt,  aprisionada pelas Farc em fevereiro de 2002 na floresta do Caquetá (sudoeste), junto com sua candidata a vice-presidente, Clara Rojas, libertada no dia 10 de janeiro graças a gestões do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.


 


Betancourt é uma das 44 pessoas que fazem parte de uma lista de prisioneiros, além de três americanos e dezenas de políticos, policiais e soldados, que as Farc pretendem trocar por 500 guerrilheiros detidos.


 


Com informações do Estado de S.Paulo