Comenda projeta publicação e autor de Imperatriz/MA
A concessão da Comenda do Mérito Renascença do Piauí ao historiador Carlos Hermes Ferreira da Cruz, professor em Imperatriz, juntamente com outras personalidades da cultura nacional e piauiense, vem projetando positivamente a produção lite
Publicado 07/02/2008 20:14 | Editado 04/03/2020 16:48
A concessão da Comenda do Mérito Renascença do Piauí ao historiador Carlos Hermes Ferreira da Cruz, professor em Imperatriz, juntamente com outras personalidades da cultura nacional e piauiense, vem projetando positivamente a produção literária imperatrizense.
Autor da obra “Oeiras nas lutas pela Independência no Norte do Brasil”, volume 4 da série “Dissertações Acadêmicas”, da Ética Editora, Carlos Hermes foi condecorado no último dia 24 de janeiro com a Medalha e Comenda da Ordem Renascença no Piauí, no grau de comendador, em sessão presidida pelo governador do Estado, Wellington Dias. No mesmo grau, foram distinguidas outras quatro personalidades, o professor-doutor Solimar Oliveira, da UFPI, os deputados estaduais Luciano Nunes e Lília Martins e o ator Sérgio Memberti, secretário do Ministério da Cultura. No grau Grã Cruz, foi agraciado apenas o governador de Sergipe, Marcelo Deda. Diversas outras personalidades foram agraciadas com a mesma comenda, nos graus de Oficial e Cavaleiro.
Essa comenda, criada em 1971, agracia personalidades nacionais e estrangeiras que, “por relevantes serviços prestados ao Piauí, se tenham tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento do povo e do governo piauiense”. Neste ano, ela foi entregue na celebração dos 185 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil foi comemorado , dia 24, em Oeiras, com entrega de homenagens a diversas personalidades, dentre elas, o governador do Estado de Sergipe, Marcelo Deda, e o ator e Secretário do Ministério da Cultura, Sérgio Memberti.
O livro de Carlos Hermes será disponibilizado pelo Governo do Piauí no acervo das principais bibliotecas públicas do Estado. O autor, que reside em Imperatriz a mais de 15 anos, bacharelou-se em História pelo Centro de Estudos Superiores de Imperatriz, da UEMA, e leciona em escolas de ensino médio.