UJS realiza plenária estadual em Salvador

A União da Juventude Socialista (UJS) na Bahia reúne seus dirigentes estaduais em uma plenária neste final de semana, em Salvador. O encontro acontece sábado(16/02) e domingo (17/02), das 9h às 18h, no Sindicato dos Comerciários, no bairro de Nazaré. Na p

No primeiro dia da plenária, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) faz uma conferência sobre as ações dos governos de Jacques Wagner na Bahia e dos 5 anos do presidente Luís Inácio Lula da Silva. As perspectivas dos movimentos sociais no estado também serão abordadas pelo secretário estadual de Movimentos Sociais do PCdoB, Jurandir Silva. Os participantes farão ainda um balanço da atuação da UJS nos congressos da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (ABES) e da  União Baiana de Estudantes Secundaristas (UBES).



 


O segundo dia do encontro será dedicado aos debates preparatórios para o congresso nacional da UJS, além da Conferência Estadual da Juventude, que acontece entre  28 e 30 de março, em Salvador, e a nacional, marcada para Brasília, de 28 de abril a 1º de maio. De acordo com a diretora da UJS, Daniele Costa, “a plenária é de extrema importância, pois dela sairão as diretrizes para a atuação da entidade nos próximos dois anos, quando a entidade pretende fazer uma grande campanha de novas filiações e diversificar a presença em diversas áreas do movimento social”, concluiu.



 


23 anos de luta


 


A União da Juventude Socialista  é uma organização de jovens que lutam por uma sociedade mais justa, organizada e de oportunidades iguais para todos sem distinção racial, social ou político-ideológica e acreditam que o socialismo é a melhor maneira de conseguir isso. Fundada em 22 de setembro de 1984, a entidade está presente em todos os estados do Brasil, sendo uma das maiores forças políticas do movimento estudantil.


 


Na Bahia, a UJS tem cerca de 4 mil filiados em 70 municípios, atuando no movimento estudantil, ambientalista, entre os trabalhadores rurais e urbanos e em todos os espaços em que os jovens estejam organizados. Participou de diversas lutas da história recente do país como a mobilização por eleições diretas em 1984 e o Fora Collor em 1990. Defende ainda o direito do voto aos 16 anos, o respeito ao meio ambiente, os investimentos públicos na cultura, esportes, educação, saúde, a reforma agrária, dentre outras bandeiras do campo democrático do movimento social.


 


De Salvador,


Eliane Costa