Colômbia produzirá etanol a partir de resíduos de café
Os cafeicultores colombianos investirão este ano US$ 1 milhão na instalação de duas usinas para a produção de etanol aproveitando os resíduos do grão, segundo declarações divulgadas nesta quarta-feira (13).
Publicado 13/02/2008 13:46
Gabriel Silva, gerente da Federação Nacional de Cafeteicultores (Federacafé) que reúne os produtores do grão, explicou que “a idéia é que este ano sejam montadas duas usinas-piloto, com um orçamento inicial de 2 bilhões de pesos (cerca de US$ 1 milhão)”.
“Os estudos científicos estão prontos e demonstram a viabilidade da produção do biocombustível”, disse por sua vez Gabriel Cadena, diretor do Centro Nacional de Investigações do Café (Cenicafé), ao jornal especializado Portafolio.
Acrescentou que se estima que para cada 12 milhões de sacos da produção anual, possam se extrair 24 milhões de galões de etanol.
“Este tipo de produção de biocombustível, o primeiro no mundo, é importante na medida rm que responde a preocupações a respeito do uso de produtos como o milho, a iúca (mandioca) ou a beterraba, ocupam hectares de plantações em detrimento da segurança alimentar da população”, afirmou Cadena.
Fonte: AFP