Metalúrgicos da CSN conquistam intervalo de uma hora
A CSN implantou, a partir do dia 12, o intervalo de uma hora de refeição para os trabalhadores que fazem turno de revezamento na empresa. O Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda ainda ganhou uma liminar na primeira Vara da Justiça do Trabalho que
Publicado 13/02/2008 20:30 | Editado 04/03/2020 17:05
O Juiz da Primeira Vara do Trabalho, Dr. Gilberto da Silva, entendeu que a CSN violou o acordo firmado com o Sindicato, uma vez que a cláusula segunda, alínea 'b' do ACT/2006, assegurava que o horário de refeição pactuado deverá ser praticado dentro da jornada diária de trabalho de 8 horas.
O juiz determinou que a empresa fosse intimada de sua decisão com urgência e, segundo o diretor Jurídico do sindicato, Sílvio Campos, no início da noite do dia 12, a CSN já estava comunicando a seus empregados que o intervalo de uma hora de refeição já seria implantado.
“Não concordei com a antecedência de 30 minutos porque o acordo do turno prevê que o horário de refeição faz parte da jornada de trabalho. Entramos com o pedido de liminar para não entregar o direito dos trabalhadores”, afirmou o presidente do Sindicato, Renato Soares.
Mais emprego
Antes da mudança, os trabalhadores tinham um intervalo de apenas meia hora. Por conta do aumento no tempo de refeição, a siderúrgica já contratou cerca de 390 profissionais, segundo informação do Sindicato.