Sem categoria

Sérvia anula eventual separação de Kossovo

O governo da Sérvia declarou nesta quinta-feira (14) de forma antecipada a nulidade de toda e qualquer ação separatistas dos albaneses da província de Kossovo, convocando o parlamento a confirmar essa decisão.

A resolução antecede à discussão, nesta mesma quinta-feira, do tema no Conselho de Segurança das Nações Unidas em solicitação por parte da Rússia e da Sérvia.



A propósito da anulação, o diário belgradense Vecernje Nóvosti afirmou que o ato governamental procura assegurar “que não haja ilusão, nem por um segundo, que um estado fantasma possa existir dentro da Sérvia”



Em declarações ao periódico Glas Javnosti, o primeiro-ministro Vojislav Kostunica afirmou que não haverá maior humilhação para a Sérvia em aceitar ou endossar, mesmo de maneira direta, um estado marionete dentro de suas fronteiras.



Há dois dias, o Conselho Nacional de Segurança da Sérvia adotou as previsões econômicas, políticas, diplomáticas e sociais no caso dos albano-kossovares, com o beneplácito dos Estados Unidos e União Européia, declarem a separação.



Em Moscou, entretanto, o presidente da Rússia, Vladímir Pútin, insistiu novamente hoje em sua posição em relação à secessão anunciada, presumivel para este próximo domingo.



Pútin qualificou de imoral e ilegal qualquer apoio sem o consentimento da Sérvia a essa proclamação unilateral, que poderia dar lugar a numerosas controvérsias territoriais na Europa.