Vásquez e Lugo se encontram para discutir futuro do Mercosul
O presidente uruguaio, Tabaré Vásquez, se reuniu nesta quarta-feira (13) com o candidato à presidência do Paraguai Fernando Lugo, com quem abordou temas vinculados ao Mercosul.
Publicado 14/02/2008 10:36
Vásquez recebeu o candidato pela Aliança Patriótica Para a Mudança no momento em que se aproximam as eleições no Paraguai, que acontecem no dia 20 de abril. “O encontro foi de cerca de 40 minutos, os temas foram gerais, o Mercosul e a preocupação de Lugo com a transparência do ato eleitoral” em seu país, afirmou à Ansa uma pessoa próxima ao candidato.
Lugo, um ex-bispo católico de 55 anos, segundo pesquisas aparece com grandes possibilidades de vencer seus rivais, entre os quais o ex-general Lino Oviedo e a ex-ministra do Partido Colorado Blanca Ovelar.
Em declarações feitas nesta quarta-feira ao jornal La Republica, Lugo disse que as próximas eleições em seu país não devem “destoar” do resto da América latina, onde se registra uma “onda de governos progressistas”.
O ex-bispo paraguaio se reuniu também com o vice-presidente Rodolfo Nin, o ex-presidente Julio Sanguinetti e o chefe do Partido Nacional, Jorge Larrañaga. Para ele, uma derrota do Partido Colorado, no poder há quase 60 anos, marcaria “uma ruptura histórica em termos políticos” e se poderia começar com “a recuperação real” do Paraguai, um dos países mais pobres da região.
Também opinou que Paraguai e Uruguai devem trabalhar unidos no Mercosul, que julgou “incompleto, porque há muita desigualdade social e econômica”. “Desejamos um Mercosul pacífico, maduro, integrado e sem discriminação, capaz de resolver seus próprios problemas”, acrescentou.
A Aliança Patriótica Para a Mudança de Lugo é uma coalizão de nove partidos políticos e 20 organizações sociais, além de setores campesinos e grupos sindicais. Lugo Já retornou a Assunção após sua breve visita ao Uruguai.
Fonte: Ansa Latina