Casos de dengue quadruplicam na capital carioca

Reflexo da má gestão pública na saúde, a cidade do Rio está batendo um triste recorde. O número de casos de dengue registrados em janeiro de 2008 é quatro vezes maior do que no mesmo período de 2007.

A cidade registrou em janeiro de 2008, 4.290 pessoas infectadas pelo mosquito, contra 981 casos no mesmo mês de 2007. Em fevereiro, já foram mais de 200 casos da doença. Ramos, Penha, Tijuca, Méier e Inhaúma foram as áreas com mais casos. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.



Seis vezes mais casos de dengue hemorrágica



O número de casos de dengue hemorrágica no estado do Rio de Janeiro também não são melhores. Em janeiro foram seis vezes mais do que os registrados em janeiro de 2007. Segundo dados da Secretaria de Saúde do estado, 42 casos da forma mais grave da dengue foram confirmados no mês passado, contra sete no mesmo período do ano anterior.



A maioria dos casos de dengue hemorrágica este ano foi registrada no município de Duque de Caxias (28). Na capital, foram sete casos. Também tiveram casos da doença nos municípios de São João de Meriti (três), de Belford Roxo (dois), de Magé (um) e de Nova Iguaçu (um).



As estatísticas da Secretaria de Saúde mostram ainda que três pessoas morreram em decorrência da dengue este ano. Outras 12 mortes estão sendo investigadas. Todas aconteceram na cidade do Rio. No ano passado, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, foram confirmadas quatro mortes por dengue.